APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

DGS apela ao uso de máscara

DGS apela ao uso de máscara

20 Mai, 2022

Graça Freitas apela ao uso de máscaras em espaço interiores


Numa altura em que o número de novos casos de COVID-19 está a aumentar de forma exponencial, a DGS volta a recomendar o uso de máscara em espaços interiores. A máscara deixou de ser obrigatória desde 22 de abril, tendo o número de infeções disparado desde então.

A recomendação é de Graça Freitas. A diretora-geral da Saúde aconselhou a população a voltar a utilizar máscara. "A máscara tenho-a aqui no bolso e tenho usado sempre, sempre. Acho que todas as pessoas devem usar também, em ambientes fechados e em aglomerados de pessoas", afirmou a responsável da DGS. "Nesta fase, uma recomendação é suficiente".

O apelo de Graça Freitas acontece depois de Marta Temido ter aparecido esta quarta-feira em público de máscara. Ao contrário da diretora-geral da Saúde, a ministra não apelou ao uso generalizado. "A máscara deixou de ser obrigatória por lei, mas não quer dizer que não seja recomendada em certas circunstâncias. Tenho à minha volta pessoas que testaram positivo recentemente e tenho usado máscara. Nunca testei positivo, e vou continuar a utilizar por prudência enquanto os números estiverem com esta dimensão", defendeu a Ministra da Saúde.

O número de casos de Covid-19 em Portugal, desde o início da pandemia, aumentou em 212 132, depois de a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter alterado os critérios, contabilizando agora as reinfeções. Portugal regista, assim, um total de 4 390 672 infeções. Neste cenário, o impacto das reinfeções é muito significativo: só na passada segunda-feira, tinham sido contabilizados quase 34 mil casos, valor que agora sobe para mais de 38 mil. No mês de maio, o número de infeções subiu em cerca de 36 mil (de 304 mil para 340 mil). Isto significa que as reinfeções representam já 10,6% dos novos casos. Desde o início da pandemia, as reinfeções representaram 4,65% do total, segundo a DGS.

A vacinação dos idosos com a 2ª dose de reforço continua em ‘velocidade cruzeiro’. Segundo avançou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde já foram vacinadas cerca de 12 600 pessoas com mais de 80 anos com a segunda dose de reforço. "Vamos com certeza acelerar este processo", adiantou António Lacerda Sales, manifestando confiança na forma como o processo evoluirá.


Partilhar:

Últimas Notícias