APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Economia portuguesa deverá crescer 9% até 2022

Economia portuguesa deverá crescer 9% até 2022

16 Abr, 2021

Economia portuguesa deverá crescer 4% este ano e 4,9% em 2022


A economia portuguesa deverá crescer 4% este ano e 4,9% em 2022. As perspetivas foram anunciadas ontem pelo Ministro das Finanças. “Será um crescimento económico muito assinalável de 9% a dois anos", afirmou João Leão na apresentação do Programa de Estabilidade para 2021-2025, que foi entregue na Assembleia da República.

O Governo prevê o crescimento da economia "de 4% este ano e de 4,9% em 2022". A perpetiva de crescimento para este ano é sustentada numa "forte recuperação no segundo trimestre que é esperada após mais um período de confinamento devido à pandemia de covid-19. Os 4,9% estimados em 2022 têm em conta as perspetivas positivas decorrentes do processo de vacinação em curso e do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), assim como um aumento das exportações na ordem dos 7% e do investimento em 8%”.

A previsão para este ano significa uma revisão em baixa face aos 4,5% estimados anteriormente "pelo efeito da terceira vaga da pandemia e o confinamento que obrigou à paragem da atividade económica".

No que diz respeito ao emprego, o Governo espera uma ligeira melhoria este ano e para o ano um crescimento mais robusto acima de 1% (1,1%). “Para este ano a taxa de desemprego ficará ligeiramente acima do ano passado (6,8%), em 7,3%, porque haverá a população ativa aumentará com o regresso da normalização da atividade económica", destacou João Leão. "Para o ano e nos anos seguintes prevê-se uma redução da taxa de desemprego".

"Este programa tem um forte impulso no Programa de Recuperação e Resiliência, que terá um impacto de 22 mil milhões de euros na atividade económica", sublinhou o responsável pela pasta das Finanças. "Este é um Programa [de Estabilidade] que não perde de vista a sustentabilidade do país e das Finanças Públicas a médio prazo. A partir do próximo ano a balança externa tem valores francamente positivos acima de 2%" pois "beneficia da recuperação das exportações e do turismo e das verbas do PRR".


Partilhar:

Últimas Notícias