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Entrevista com GianPaola Pedretti, Expo Riva Schuh & Gardabags

Entrevista com GianPaola Pedretti, Expo Riva Schuh & Gardabags

5 Jun, 2023

“No próximo ano, conseguiremos atingir o valor máximo de visitantes”


Com o mercado de calçado e acessórios a voltar à normalidade, as expectativas são altas para a próxima edição da Expo Riva Schuh & Gardabags nos próximos dias 17 a 20 de junho. O Jornal da APICCAPS conversou com GianPaola Pedretti, responsável de exposições da feira de Garda. A próxima edição da feira e o papel da Europa no cenário mundial foram os grandes temas de conversa.

O que podemos esperar da próxima edição da Expo Riva Schuh & Bags (ERS)?
As expectativas para a próxima edição da ERS são mais do que positivas: o mercado de calçado e acessórios está em alta e estamos confiantes de que, no próximo ano, conseguiremos atingir o valor máximo de visitantes.
Na próxima edição vamos abrir mais dois pavilhões para aumentar a área de exposição até a capacidade máxima do recinto da feira, além de cinco novos locais no centro da cidade. Os sinais também são positivos em termos de inscrições e participação de compradores: a previsão é superar os números de janeiro, graças à presença de compradores de mais de 100 países. Podemos orgulhar-nos de ser “a casa” de uma comunidade internacional que se reúne de seis em seis meses em Riva del Garda.

Que ações estão a ser desenvolvidas para atrair mais compradores internacionais?
De forma a fortalecer os negócios e atrair mais clientes internacionais e delegações de compradores, iniciamos - desde junho de 2022 - o projeto Buyer Programme (Programa Compradores). Acreditamos que a correspondência entre a oferta e a procura durante o certame e a concretização das relações com outros países, através do trabalho dos nossos delegados no estrangeiro, é vital para o crescimento da ERS.
Outro projeto muito relevante, criado com o objetivo de estreitar os laços internacionais, é a iniciativa Expo Riva Schuh & Gardabags Around the World. Trabalhamos num conjunto de iniciativas que colocam o evento de Riva em contacto com várias instituições estrangeiras. A iniciativa prevê, ainda, uma ligação entre a cadeia produtiva e de distribuição do setor de calçado em todo o mundo, através de uma série de eventos, visitas a empresas e reuniões individuais. No âmbito deste projeto, este ano já estivemos no Paquistão, Índia, Turquia, Espanha, Reino Unido e EUA e já temos várias outras viagens planeadas para os próximos meses.
A prova do trabalho estratégico desenvolvido pela ERS nos últimos meses é a forte presença institucional já confirmada para a edição de junho, com representantes de associações de calçado do Uruguai, Argentina, Espanha e Paquistão, entre outras.

Quais são as novidades da próxima edição da Expo Riva?
Além da abertura dos Pavilhões A1 e A3, a próxima edição da Expo Riva contará com uma presença acrescida de empresas marroquinaria e acessórios de moda, que serão distribuídos por três áreas distintas.
Adicionalmente, a Innovation Village Retail (localizada no Hall A2/B2), contará com uma série de eventos dedicados à inovação.
Tendo em conta os desafios e oportunidades que se avizinham para a indústria do calçado, a feira vai acolher o Summit: “Demand meets supply: challenges and opportunities on consumer trends and supply chain in the post-pandemic world (“A procura encontra a oferta: desafios e oportunidades sobre tendências de consumo e cadeia de abastecimento no mundo pós-pandemia). Líderes da indústria de calçado, tanto do lado da oferta como do lado da procura, vão discutir o futuro do abastecimento de calçado. O evento é organizado pela CIFA (Confederation of International Footwear Association) e tem como objetivo reunir as Associações de Fabricantes Asiáticos e a Associação Internacional de Retalhistas com os mais importantes compradores para discutir os desafios e oportunidades do mercado pós-pandemia.   

Que papel pode a Europa desempenhar no futuro?
Nestes anos de pandemia e pós-pandemia percebemos uma mudança na dinâmica de sourcing. Assistimos a uma tendência de compra distinta e mais regionalizada para reduzir riscos, que tem incentivado compras locais. Acredito que esta é uma oportunidade para a indústria europeia, que pode contar com produtores de grande qualidade, próximos de uma região de alto consumo como a Europa.
Além disso, a atenção europeia está virada para a sustentabilidade e, como consequência, com a transparência com o consumidor; respondendo a uma necessidade cada vez mais generalizada. Paralelamente, cada vez mais os produtores europeus têm investido em conhecimento, tecnologia e recursos que acrescentam mais inovação e criam produtos de maior qualidade.

A indústria portuguesa de calçado tem uma forte presença na Expo Riva Schuh. O que espera da delegação portuguesa na próxima edição?
A indústria portuguesa de calçado tem uma longa e consolidada tradição, mas também tenho assistido a um investimento em design e inovação. Acredito que, na próxima edição, podemos esperar coleções inspiradoras que confirmam a solidez do setor.

Permitam-me destacar que a Expo Riva e a APICCAPS têm uma longa e estabelecida relação: somos parceiros históricos. A colaboração com a Associação traduz-se na promoção da feira, na comunicação e no apoio à participação de empresas portuguesas, sejam expositores ou compradores. Apresentar as empresas portuguesas, proporcionar-lhes a oportunidade de conhecer compradores dentro e fora da feira, fornecer ferramentas e conhecimento para serem aplicados no seu trabalho diário são o nosso principal objetivo, sendo fundamental uma sólida colaboração com quem representa o setor.




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