Até quando durará o Estado de Emergência?
Esta medida de exceção decretada pelo Presidente da República pela primeira vez a 18 de Março, acabaria por ser renovada a 1 de Abril. Brevemente, o Governo anunciará uma mais que possível prorrogação. “Se queremos ganhar a liberdade em maio, temos de a conquistar em abril”, sublinhou recentemente Marcelo Rebelo de Sousa.
A possibilidade de prolongar o Estado de Emergência até meados de maio está plasmada numa resolução aprovada no último pelo Conselho de Ministros, que alarga até às zero horas do dia 14 de maio“a reposição, a título excepcional e temporário, do controlo de pessoas nas fronteiras”.
O Governo anunciou, igualmente, a suspensão das provas de aferição e de todas as aulas presenciais no terceiro período, à exceção das do 11.º e 12.º anos, bem como o adiamento para julho da primeira época de exames para estes.
Tudo dependerá, naturalmente, da evolução da pandemia em Portugal e dos dados e indicações que os cientistas, que trabalham com a Direcção-Geral da Saúde, forem recolhendo. Certo parece ser o facto de, mesmo após o término do Estado de Emergência, continuarem a subsistir condicionalismos e regras de atuação social para vários grupos sociais, com o objetivo de “não levantar a tampa da panela de pressão”. O Governo está consciente de que a inexistência de contenção social pode desencadear uma segunda vaga de contaminações, pelo que todas as decisões deverão merecer uma análise aprofundada.