APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Estado de Emergência até 30 de abril

Estado de Emergência até 30 de abril

14 Abr, 2021

Marcelo Rebelo de Sousa propõe prolongamento do Estado de Emergência


Marcelo Rebelo de Sousa propôs ontem ao Parlamento o alargamento do Estado de Emergência até ao próximo dia 30 de abril. Esta será a 15ª renovação do estado de emergência.

No projeto de decreto, o Presidente da República destaca que se impõe “acautelar” os próximos passos, entendendo que há razões para prolongar o estado de emergência por mais 15 dias, “nos mesmos termos da última renovação”.

“Em linha com o faseamento do plano de desconfinamento, impondo-se acautelar os passos a dar no futuro próximo, entende-se haver razões para manter o estado de emergência por mais 15 dias, nos mesmos termos da última renovação”.

O projeto de decreto é igual àquele que renovou o estado de emergência até 15 de abril, com uma exceção: o Presidente da República retirou do preâmbulo a referência à evolução favorável da situação epidemiológica “fruto das medidas tomadas ao abrigo do estado de emergência”.

Importa reforçar que, na semana passada, o Chefe de Estado disse: “Se me perguntam o que eu mais desejaria, eu desejaria que fosse a última renovação do estado de emergência, coincidindo com o fim do mês de abril. Verdadeiramente, era a minha vontade. E penso que é a vontade de todos os portugueses”.

O Parlamento votará o diploma hoje. Depois da votação no Parlamento, Marcelo Rebelo de Sousa irá falar ao país às 20 horas.
Nos termos da Constituição, o estado de emergência permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, não pode durar mais de 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal.





Partilhar:

Últimas Notícias