APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Estado de Emergência prolongado

Estado de Emergência prolongado

26 Feb, 2021

Assembleia da República aprovou prolongamento do Estado de Emergência


A Assembleia da República aprovou ontem o decreto presencial que prevê a renovação do Estado de Emergência até dia 16 de março.
Marcelo Rebelo de Sousa falou ontem ao pais. O Presidente da República defendeu que é preciso "ganhar até à Páscoa o verão e o outono deste ano. Por outras palavras, a Páscoa é um tempo arriscado para mensagens confusas ou contraditórias, como, por exemplo, a de abrir sem critério antes da Páscoa, para nela fechar logo a seguir, para voltar a abrir depois dela. Quem é que levaria a sério o rigor pascal? É, pois, uma questão de prudência e de segurança manter a Páscoa como marco essencial para a estratégia em curso".
O Chefe de Estado apontou ainda os desafios que o Governo tinha, agora, pela frente. "Basear-se na consciência de quem decide, e não na preocupação de seguir a opinião de cada instante", que "ora quer fechar por medo, ora quer abrir por cansaço. Decidir em consciência é fundar-se em critérios objetivos e claros, como são os de indicadores da gravidade da pandemia, da pressão nas estruturas de saúde, da vacinação, da testagem, do rastreio e deve ter presentes os sinais certos a dar aos portugueses", sustentou.

Desconfinamento
Marcelo desaconselhou um desconfinamento antes da Páscoa, por "uma questão de prudência e de segurança". Marcelo acredita que esse período é "arriscado para mensagens confusas ou contraditórias".
"Implica isto mais umas semanas de sacrifícios pesados e, por isso, que o Estado vá mais longe em medidas de emergência e de apoio ao futuro arranque? Implica. Mas a alternativa poderia ser ter de as tomar mais tarde as mesmas medidas multiplicadas por dois ou três".
O Governo apresenta hoje ao país as alterações às medidas de confinamento.

Partilhar:

The latest ones