No último ano, Portugal exportou mais de 81 milhões de pares de calçado, num valor superior a 1923 milhões de euros, um crescimento de 3,2% face a 2015.
Este é o sétimo ano consecutivo de crescimento das vendas nos mercados externos. Desde 2009, as exportações já aumentaram
mais de 55%. O calçado português cresceu em praticamente todos os mais relevantes mercados externos.
Relevante é o facto de as exportações portuguesas de calçado estarem a aumentar, desde 2010, para todos os 20 principais mercados do calçado português, com exceção do Reino Unido. Embora as exportações continuem a apresentar alguma concentração nos grandes mercados europeus, as taxas de crescimento mais elevadas foram obtidas em mercados não tradicionais do setor que
configuram oportunidades de diversificação: China (3108%), Emirados Árabes Unidos (608%), Estados Unidos (461%), Austrália (363%) e Polónia (295%). No mesmo período, o preço médio de exportação aumentou 24%, em consonância com o objetivo de afirmar a sofisticação e qualidade da oferta nacional. Entre os principais produtores mundiais de calçado, Portugal apresenta mesmo o 2º maior preço médio de exportação.
Fruto de uma aposta sem precedentes nos mercados internacionais, Portugal exporta hoje mais de 95% da sua produção, para 152 países, nos cinco continentes.