Portugal ganhou quota de mercado em 2020
Portugal exportou, em 2020, 61 milhões de pares de calçado, no valor de 1494 milhões de euros (quebra de 16,3%). No mesmo período, as exportações europeias recuaram 18,6%. Entre os principais concorrentes, Itália (oito mil milhões exportados) regista uma quebra de 23% e Espanha de 16,1% (2,4 mil milhões).
No que se refere a Portugal, a quebra das exportações foi menos acentuada nos países extra-comunitários (Reino Unido, em 2019 do ponto de vista estatístico, ainda fazia parte deste grupo restrito). Para a União Europeia, Portugal exportou 55 milhões de pares de calçado, no valor de 1302 milhões de euros, menos 14,3%.
O peso dos países extra-comunitários – recuo das vendas de 27% - ascendeu, no último ano, a 13% do total exportado. Na última década, esta é uma das grandes conquistas do setor, uma vez que o peso das vendas extra-comunitárias praticamente duplicou.
Num outro registo, as exportações portuguesas de calçado de couro recuaram 17,2%, enquanto que em Itália a quebra é de 27,1%. A Europa como um todo, exportou menos 19,8% em calçado em couro.
Recorde-se que, dados do World Footwear, apontam para uma quebra de consumo de 22,5% a nível mundial no último ano. Na Europa a quebra é ainda mais expressiva, de 27,5%. Para todos os efeitos, foram comercializados, menos 5 mil milhões de pares de calçado no ultimo ano, em todo o mundo.
“Foi um ano muito difícil. As empresas portuguesas procuram resistir como puderam, num contexto de enorme complexidade”, recordou Luís Onofre. Para o Presidente da APICCAPS “ainda que Portugal tenha tido um desempenho melhor que o dos concorrentes internacionais, é justo reconhecer que o impacto da pandemia foi particularmente mais forte em Itália e Espanha em 2020”.
Luís Onofre acredita que “as empresas portuguesas procuram fazer os trabalhos de casa, estudando as oportunidades do mercado. A vendas online e mesmo alguns segmentos de produtos – continuou - como o desportivo ou o calçado profissional revelam-se boas oportunidades que temos de continuar a explorar no futuro”. Com efeito, as exportações portuguesas de calçado revelaram um bom desempenho em alguns segmentos, como o calçado impermeável que cresceu 21% em 2020 para 43 milhões de euros.
Próximos meses exigentes
Também o ano de 2021 promete ser exigente. No Boletim Trimestral de Conjuntura editado pela APICCAPS há 20 anos, em colaboração com a Universidade Católica do Porto, concluiu-se que “com a chegada da terceira vaga da pandemia, as empresas não esperam uma alteração significativa nas tendências que marcaram o ano transato”