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Feira de Riva celebra 100 edições e fecha com bons números

Feira de Riva celebra 100 edições e fecha com bons números

31 Jan, 2024

Riva del Garda celebrou edição 100


Riva del Garda recebeu, de 13 a 16 de janeiro, a 100ª Expo Riva Schuh. Numa edição comemorativa, os números também são de celebração. De acordo com a organização, marcaram presença em Riva del Garda 9.000 compradores (80% europeus e 20% não europeus), superando todas as expectativas, principalmente num contexto que enfrenta circunstâncias muito desafiadoras. “Registamos um aumento notável na participação da Itália, do Reino Unido e da Polónia. O número de visitantes da Alemanha e da França diminuiu um pouco, o que indica o declínio nas respetivas economias destes países”, afirma a organização em comunicado.

A composição dos visitantes também foi bastante interessante: 30,4% eram do setor do retalho, 19,3% da distribuição e 5,2% do e-commerce, seguidos por 15,5% de fabricantes. Entre os compradores, 58,9% desempenham um papel de tomada de decisão, uma vez que são proprietários da empresa ou compradores principais.

Enquanto as 100 velas ocuparam o centro das atenções da edição de janeiro, oferecendo uma antevisão das próximas coleções outono/inverno 2024-25, outros números servem para confirmar a força deste evento. Por exemplo, destaque para o número de expositores, 1300, entre empresas e marcas oriundos de 39 países (+15% face à edição de janeiro de 2023).

“A edição de janeiro de 2024 será por muito tempo lembrada não apenas pelas estatísticas impressionantes, mas também pela Noite de Celebração”, diz a organização. “Um momento memorável e extraordinário”, comentou Paolo Villa, Presidente da ASSOPROV, “que recriou a atmosfera e o espírito dos primeiros tempos, quando as pessoas se reuniam nas margens do Lago de Garda para fazer negócios e estabelecer relacionamentos”.
“Focamo-nos em conhecer mais sobre a produção dos expositores e a dinâmica de mercado que nossos visitantes enfrentam. Cultivamos relações importantes com instituições e associações comerciais para facilitar a troca de informações valiosas e colaborar em projetos que oferecem benefícios tangíveis à indústria”, afirmou Alessandra Albarelli, diretora-geral da Riva del Garda Fierecongressi.

Uma feira acima das expectativas
Portugal esteve representado com 25 empresas, naquela que é uma das mais relevantes feiras internacionais da indústria de calçado. E o balanço parece ser muito positivo entre os expositores.

Para Pedro Alves, esta edição da feira de Riva “foi a melhor feira dos últimos quatro anos”. O responsável da Cool Gray faz um balanço muito positivo da participação e acredita que “foi um passo em frente para a empresa e também para o setor”. “O mercado alterou muito nos últimos anos, principalmente depois da pandemia, e dificilmente serão edições como em tempos passados, mas foi uma edição extremamente positiva, principalmente pela qualidade dos visitantes”.

Para Pedro Carlos o sentimento é idêntico. “Esta feira foi 1000 vezes acima de qualquer expetativa”. O homem-forte da Plumex admite que ainda não “sabendo o que acontecerá no futuro, o que se semeou nesta feira foi muito bom”.

O contacto com novos clientes foi o ponto mais positivo da edição para as duas empresas. “Foi um evento importante, essencialmente, para contactar com novos clientes que é, para nós, o mais relevante da participação numa feira. Cabe-nos continuar esses contactos”. Ainda que acredite que o modelo das feiras deva ser ajustado aos tempos atuais - menos tempo de duração, menos custos, mais concentradas – estes eventos são, na opinião de Pedro Alves, “são insubstituíveis”. “As feiras servem de ponto de encontro com clientes existentes, mas sobretudo com novos. A pandemia mostrou-nos como o online pode relevante, mas não substitui o encontro inesperado de uma pessoa numa feira. Esse novo potencial cliente é quase inatingível online, não temos nunca as mesmas ferramentas que temos num encontro presencial”. Para Pedro Carlos a maioria dos contactos foi com “novos visitantes, de países novos”.

Uma edição comemorativa
“Uma comunidade cada vez mais unida e dedicada a fortalecer o negócio internacional de calçado e marroquinaria”. As comemorações dos 50 anos de história da exposição reuniram em Riva del Garda 16 associações comerciais representando todos os principais países produtores.

Um caminho já a ser pavimentado, dada a presença na feira dos principais stakeholders internacionais e representantes das associações mais influentes e dos eventos globais mais proeminentes. “Foi crucial para nós transmitir a todos os presentes a nossa visão do futuro da indústria”, concluiu. “Esta 100ª edição serve como uma confirmação de que as inovações implementadas nos últimos anos, incluindo novos serviços digitais, empresariais e de marketing, estão genuinamente a aumentar a relevância do evento”.

O início da feira de Garda aconteceu em 1974, quando os fundadores da Expo Riva Schuh & Gardabags tiveram pela primeira vez a ideia de criar um evento dedicado aos compradores internacionais, filmes e livros terminariam com a frase “The End”. Já não é assim e a centésima edição da exposição Riva del Garda também não termina hoje com a palavra “fim”.

Pelo contrário, as comemorações dos 50 anos de sucesso de uma das mais importantes feiras mundiais de calçado, bolsas e acessórios, continuarão durante o próximo evento, agendado de 15 a 18 de junho de 2024.


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