APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Geração 4.0: Conheca o fundador da Cima Sandals

Geração 4.0: Conheca o fundador da Cima Sandals

20 Out, 2021

João Azevedo, Cima Sandals


João Azevedo cresceu em Sintra, perto do mar. Depois de estudar e trabalhar nos Estados Unidos, voltou para Portugal com uma ideia fixa: criar uma marca de chinelos amigos do ambiente. Nasceu, em 2015, a Cima Sandals.

Como nasceu o projeto?

A Cima Sandals nasceu com o objectivo de mudar o tradicional chinelo de praia feito de plástico, borracha e/ou cabedal e arranjar uma solução mais ecológica para o mesmo. Criado em zonas de praia e farto de ver chinelos e outro tipo de produtos feitos de plástico dar à costa, comecei a pensar em soluções que ajudassem a resolver o problema. Comecei pelos chinelos, uma vez que é um produto que usamos no dia a dia. Após uma pesquisa percebi que Portugal tinha uma das melhores indústrias de calçado do mundo, coisa que desconhecia até então. A cortiça foi o material escolhido, pois é uma matéria-prima nacional e na altura estava a começar a ser usado para outros fins que não a tradicional rolha de vinho. E assim, de uma ideia, nasceu em 2015 a Cima Sandals

O setor do calçado foi uma escolha natural?
Posso dizer que sim. Sempre usei chinelos, uma vez que cresci em zona de praias da região de Colares, Sintra. Além disso, era um produto com o qual interagia com frequência. Pensei que podia fazer melhor, não tanto no design, pois sempre gostei  dos chinelos de praia clássicos, mas sim para melhorar todo processo de fabrico e em especial os materiais usados.

Quais os maiores desafios?

Um dos maiores desafios foi encontrar as pessoas certas que colaborassem nesta ideia. Não sabia nada sobre calçado e nunca tinha contactado com a indústria que Portugal tinha. Foi um longo processo até chegar onde estamos hoje. Falamos com imensas fábricas de todo tipo de calçado e produtores de cortiça até encontrarmos as pessoas que acreditaram no projecto e até hoje trabalhamos juntos ao fim de muitos protótipos e muitos erros.  

De que forma se distingue no mercado?
Todo a matéria-prima da Cima Sandals vem de Portugal e toda a produção é feita em Portugal, algo que hoje em dia é raro; uma vez que muitas empresas colocam os lucros acima daquilo que nós acreditamos serem os nossos valores fundamentais. Não queríamos desenhar um produto aqui, enviar material para o outro lado do mundo para ser fabricado, para depois voltar meio mundo de volta para ser vendido/expedido outra vez. Somos uma empresa com um “carbon footprint” muito pequeno na produção e talvezum dos chinelos mais ecológico do mundo.

Quais os planos para futuro da marca. O que podemos esperar?
O plano será colocar um par de chinelos Cima Sandals nos pés de cada pessoa que usa chinelos de plástico e mudar a maneira como as pessoas olham para os artigos de moda. A durabilidade sempre foi um dos maiores objetivos nos nossos chinelos. Faremos tudo para melhorar o nosso produto e alcançar os nossos objetivos de eliminar poluição desnecessária.  

Que concelho dariam a um jovem que está começar na indústria?
Focar num só problema de cada vez e nunca desistir.  Pensar em soluções inovadoras para conseguir atingir os seus objectivos. Empresas e produtos não se criam de um dia para outro, mas sim depois de muitos erros! Só com paciência e persistência se pode alcançar o sucesso.



Partilhar:

Últimas Notícias