APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Geração 4.0: Dina Carvalho e Sandra Palhares

Geração 4.0: Dina Carvalho e Sandra Palhares

29 Dez, 2020

Dina Carvalho e Sandra Palhares The Boot Institute


https://thebootinstitute.com/collections/all

Como é que nasceu este projeto?
Sandra: Este projeto nasceu numa ida à praia. Eu já estava a preparar toda a parte estratégica da marca, e sabia que a Dina trabalhava com calçado há mais de 12 anos e perguntei-lhe quais as melhores fábricas para produção de calçado e após várias horas à conversa ela perguntou-me se eu não estaria interessada em ter uma sócia. Eu tinha todo o conhecimento de gestão e marketing e faltava-me know-how da parte da produção e após 2 dias (apenas 2 dias) de reflexão aceitei a proposta da Dina. Assim, começou a aventura de duas mulheres com o mesmo sonho.

O setor do calçado foi uma escolha natural?
Dina: No meu caso foi mais do que natural uma vez que trabalho no setor do calçado há vários anos. Sempre tive vontade de ter uma marca própria, mas nunca era o momento ideal para o fazer, não tinha conhecimentos de logística, gestão e marketing digital…eram estas as componentes que me faltavam para dar o passo até conhecer a Sandra.
Sandra: Os meus pais vivem em São João da Madeira e desde pequena que tenho contacto com a indústria do calçado, quer seja através de familiares que trabalhavam em fábricas, designers de calçado e fornecedores de peles. Sempre achei fascinante. Para além disso, sou uma apaixonada por moda. Um dia a minha mãe disse-me: “devias lançar uma marca de calçado”, fiquei com esta frase na cabeça. Um dia comecei a idealizar uma marca e foi assim que tudo começou.

Quais os maiores desafios?
Sandra: Lançar uma marca é sempre um grande desafio, ninguém nos conhece, não existe histórico nem uma base onde o consumidor se pode apoiar no momento da compra. Assim sendo, para mim o maior desafio é criar uma marca onde o produto é percebido pela sua qualidade, preço e serviço. Estamos em constante comunicação com os nossos clientes e potenciais clientes. A venda online ainda é um novo mercado onde existe o estigma que não há um rosto atrás do computador/marca/produto… o nosso maior desafio é então humanizar a marca. Acrescido a isso, julgo que estamos na altura mais desafiante de qualquer negócio devido à situação atual da pandemia.

De que forma é que o The Boot Institute se distingue no mercado?
Dina: Para a The Boot Institute aliar beleza e conforto é sem dúvida a nossa maior diferenciação. Todos os nossos modelos são super trendy, utilizamos sempre materiais de alta qualidade. O que sentimos, é que muitas vezes o calçado bonito não tem conforto nem qualidade. Assim sendo, a The Boot Institute faz “test drives” em todos os sapatos antes de os lançar, para garantir máximo conforto. O feedback mais recorrente que recebemos dos nossos clientes é: “As botas são tão bonitas e são um conforto”.
Sandra: Para além disso, o nosso modelo de negócio assenta na produção em pequena escala para tornar cada modelo único. Permite-nos fazer novos lançamentos mensalmente e oferecer aos nossos clientes uma vasta gama sem, no entanto, massificar, tornando os nossos modelos quase exclusivos.

Quais são os planos para o futuro da marca? O que podemos esperar?
Dina: A marca tem de momento pouco mais de 1 mês de vida, assim sendo o plano é conseguir chegar ao máximo de pessoas, lançar novos modelos e internacionalizar a marca.

Que conselho dariam a um jovem que está a começar na indústria?
Sandra: Sejam persistentes, produzem em Portugal uma vez que temos uma indústria muito forte e de grande qualidade. Aliem-se a outras marcas, que seja na área do calçado e/ou moda. Estamos numa época mais complexa, no entanto não existe nunca a altura ideal para iniciar um novo projeto. Arrisquem, acreditem nos vossos sonhos.

Partilhar:

Últimas Notícias