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Geração 4.0: Gonçalo Valente

Geração 4.0: Gonçalo Valente

4 Fev, 2021

Gonçalo Valente, Anonimanya


Licenciado em Gestão de Marketing, Gonçalo Valente é a quarta geração da fábrica de calçado Anonimanya.

Há quantos anos trabalha na empresa?
Iniciei o meu trabalha na Anonimanya em dezembro de 2019, trabalhando apenas 3 meses até sermos obrigados a fechar por lay-off, por cancelamentos de encomendas devido ao COVID-19.

Durante estes três meses trabalhei na melhoria da imagem da empresa a nível digital, criando um website, um vídeo institucional e trabalhando as redes sociais. Por outro lado, foquei-me também no relacionamento da empresa com os atuais clientes, esta é uma área que considero fundamental no desenvolvimento do negócio e direcionamos esforços para tentar aproximar os clientes da empresa e melhorar constantemente a relação com os mesmos.


Trabalhar na empresa foi uma escolha prioritária?
Não poderei dizer prioritária, visto que antes tive uma outra experiência profissional.
No entanto, sempre me imaginei a seguir com o negócio de família, sendo eu a 4ª geração. Optei por priorizar a experiência numa empresa externa, para aprofundar e consolidar conhecimentos na minha área de formação.

Na minha opinião, mesmo que o objetivo principal seja dar continuidade aos negócios de família devemos sempre procurar ter outras experiências profissionais, conhecer outras formas de trabalhar e outros conceitos de organização. Tenho a certeza que a experiência que tive na agência de comunicação e marketing onde exerci funções, me preparou melhor para o desempenho de funções aqui na Anonimanya. Esta experiência, aliada à vontade de ver a empresa crescer e prosperar, fará com que no futuro esteja melhor preparado para lidar com diversos desafios que certamente me serão colocados.


O que o fascina mais no setor de calçado?
Encontro-me numa fase de aprendizagem e conhecimento do setor.

O que mais me fascinou neste início foi o todo processo e mão-de-obra em torno de um sapato. Acredito que a maior parte das pessoas não tem ideia de todo o processo produtivo que um par de sapatos passa até estar pronto para chegar ao pé. Acho fascinante perceber estes detalhes e ser capaz de entender como se alcançam estes modelos magníficos que usamos nos pés diariamente.


O que é que achas que esta nova geração que está a entrar para o setor tem para oferecer?
Uma nova geração traz sempre outra mentalidade e novas ideias, o que será sempre positivo para o setor do calçado.
Acredito que as novas ideias desta geração, juntamente com a experiência de todos os colaboradores e empresários já enraizados no setor, poderá ter um resultado positivo no final, através de uma relação win-win, em que ambos aprendem.
Para isso, é preciso motivação e empenho de quem está a ingressar no setor e abertura e confiança dos mais experientes.


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