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Geração 4.0: Sara Nunes, 3DCork

Geração 4.0: Sara Nunes, 3DCork

10 Fev, 2022

Conheça Sara Nunes, da 3DCork


Licenciada em Economia; com uma Pós-Graduação em Análise Financeira e um MBA em Marketing, Sara Nunes é o novo rosto da 3DCork. A trabalhar na empresa desde a sua fundação, em 2006, assumiu este ano a liderança da empresa familiar que se dedica à produção de componentes em cortiça para a indústria de calçado. Mas não é só. A empresa dedica-se ainda à produção de artigos em cortiça para a casa.

Trabalhar na empresa foi uma escolha prioritária?
Na altura em que o meu pai fundou a empresa eu tinha resolvido regressar a Portugal após quase um ano de trabalho em Madrid. Estava a trabalhar numa Sociedade de Capital de Risco, quando ele me propôs trabalharmos juntos num projeto que estava a começar. A minha experiência era muito pequena, mas a vontade de fazer avançar era muito grande. Costumo dizer que cresci com a empresa e na empresa.

Acaba de assumir novas funções na empresa. Como está a ser o novo desafio? Que planos têm para o futuro?
Sim, foi mais uma formalização de algo que já vinha acontecendo. Os desafios são os que o mundo globalizado e em constante mudança nos colocam e a necessidade de não pararmos de evoluir, reconhecendo as nossas fraquezas e potenciando as nossas vantagens. Isto é o que desejo incutir na empresa cada vez mais: a capacidade de nos adaptarmos rápido às necessidades em mudança dos nossos clientes, oferecendo as soluções que eles procuram. Os nossos planos para o futuro passam por tornar a nossa produção mais "verde", praticando efetivamente a economia circular, potenciando as capacidades dos nossos colaboradores.

O que mais a fascina na indústria da cortiça?
O que mais me fascina é o material em si e as suas características "inteligentes" e naturais. É, aliás, esse o mote da nossa assinatura "intelligent nature". Além disso, é muito interessante que seja possível com um único material ter uma diversidade grande de produtos, configurações e aplicações.

O que é que a cortiça tem para oferecer à indústria de calçado?
A cortiça é, como já referi, um material naturalmente inteligente. As suas características naturais de leveza, conforto, isolamento térmico são relevantes para o calçado e, adicionando a isso, é um material natural. Por isso, a cortiça tem espaço para crescer enquanto material natural na indústria do calçado, acompanhando a tendência de utilização de materiais verdes nas mais diferentes aplicações.

O que é que acha que esta nova geração que está a entrar para o setor tem para oferecer?
A nova geração tem uma visão diferente e mais abrangente que a maior parte das gerações anteriores, pois já nasceram na era da globalização e internet. Têm muito para oferecer e o setor muito para aprender, no caminho da modernização.
 
Que conselho daria a um jovem que está a começar?
Diria que para atingir os objetivos trabalho, foco e espírito crítico são fundamentais.

Foto de João Saramago

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