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Geração 5.0: Ana Amorim, Crème Caviar

Geração 5.0: Ana Amorim, Crème Caviar

17 Abr, 2024

Conheça Ana Amorim, da Crème Caviar


É licenciada em Serviço Social, mas desde cedo o amor pelo calçado falou mais alto. Uma passagem pela formação na área da Modelação e Fabrico de Calçado no CFPIC foi o passo necessário para começar o sonho. Atualmente, Ana Amorim é responsável pela marca de calçado personalizado para noivas Crème Caviar e uma das docentes do CFPIC.

Como surgiu a ideia de criar a Crème Caviar?
A Crème Caviar é o reflexo de uma curiosidade, que sempre senti, sobre o setor do calçado.  Depois de terminar a licenciatura, e já a trabalhar, procurei formação no secor para “matar” esta curiosidade! No decorrer desta aprendizagem, e ao contactar com todo o processo, fiquei apaixonada por esta área. Da análise de tendências, à idealização até às fases de todo o processo produtivo, tudo é cativante.

O término do projeto onde trabalhava foi o empurrão que precisava: decidi que seria a fase ideal para explorar este mundo do calçado. Comecei por contactar fábricas e fornecedores e iniciei uma marca, direcionada para a personalização de calçado de dia-a-dia.

Depois de entrar no setor, e mais especificamente no calçado personalizado, apercebi-me que existia um nicho no sector de noiva/cerimónia. Assim, senti que estava no momento de reformular a marca e direcioná-la para este público.

Este mercado entusiasmava-me e iniciei uma pesquisa sobre as ofertas que, na altura, existiam, explorei as plataformas de noivo, feiras temáticas e outros eventos. Depois de perceber, com muita satisfação, que faria sentido direcionar-me para este público comecei por contactar empresas e a apresentar a ideia. Após muita persistência, surgiu a Crème Caviar.

Como definiria a marca e como se distingue no mercado?
A Crème Caviar define-se como sendo uma marca com um design versátil, pois facilmente se adapta a uma cerimónia ou a um evento de dia-a-dia. A personalização, como a escolha das cores/materiais e acessórios permite que tal seja possível. O mesmo modelo, com diferentes personalizações, torna-se um sapato completamente diferente.

Identifico também a qualidade dos materiais e componentes, assim como o cuidado em todo o processo de produção. Falamos de produção par a par. Este tipo de produção obriga a uma atenção especial por parte de cada pessoa interveniente, em cada uma das fases. Cada pedido é único, com detalhes específicos que têm de ser analisados nas diferentes etapas do processo.

Saliento ainda tratar-se de uma marca que não funciona por coleções, mas sim uma marca que acrescenta novas opções à oferta que tem, tendo por base o feedback que vai recebendo das clientes.

É uma marca romântica, que se adapta aos diferentes gostos. A Crème Caviar distingue-se por possibilitar a personalização, mas também pelo caloroso acolhimento que faz a todas as noivas que nos visitam. Destaco o acompanhamento que é feito em todo o processo.

O segmento dos casamentos tem muitos “segredos”. Qual diria ser a principal característica que as noivas procuram?
Uma percentagem muito grande de noivas, no início da marcação, quando descreve o que pretende, partilha o seguinte: “procuro um sapato confortável, que me identifique enquanto noiva, mas que possa usar noutra altura”. E está aqui o nosso desafio!

Quais têm sido os maiores desafios até agora?
A Crème Caviar está a crescer de forma sustentada, o avanço tem sido feito conforme o previsto, à exceção da fase da Pandemia, talvez o maior desafio que tivemos de gerir!

Pensando a curto prazo, o desafio será escalar o negócio, para outros pontos do continente e ilhas. A médio prazo, pensar na internacionalização. Para tal teremos de desenvolver uma plataforma de customização, a esse será um desafio a vários níveis.

Além da marca, tem atualmente um papel formativo e pedagógico no CFPIC. Que conselho daria a um jovem que está a começar uma marca?
De quem começou quase por brincadeira, tenho de ressalvar a importância de se saber o que envolve a criação de uma empresa: o aconselhamento jurídico e fiscal é fundamental. Aconselho a que faça um estudo de mercado, que perceba o produto, que analise o consumidor. É também importantíssimo conhecer os fornecedores e os fabricantes para que o processo flua de forma harmoniosa. Ter uma boa rede de contactos na área, pois imprevistos irão acontecer.

Devo também dizer que irá trabalhar muito, muito mais do que aquilo que, inicialmente, poderá prever.  Aconselho a que seja persistente, resiliente e que acredite no que pretende vender.


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