APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Governo garante apoio de 30 milhões à internacionalização

Governo garante apoio de 30 milhões à internacionalização

28 Set, 2022

Novo programa destinado à internacionalização das empresas


O Ministro da Economia e do Mar anunciou, por ocasião da MICAM, um novo programa de apoio destinado à internacionalização das empresas.

Trata-se de “uma medida que é fulcral para a indústria do calçado e para as outras que vivem muito das exportações”, anunciou António Costa Silva. “Não podemos descurar de maneira nenhuma a promoção externa e a obrigação do governo ajudar fortemente as empresas nesta área”, realçou.

O Ministro destacou que as subvenções são parte importante do pacote de 1400 milhões de euros referindo 235 milhões de euros de “subvenções diretas às empresas que são altamente intensivas no consumo de gás”, “290 milhões de euros para apoiar a descarbonização e acelerar a transição energética”, “100 milhões de euros na parte da formação, para as empresas para não pararem, manterem a sua atividade económica e fazerem formação no contexto do processo de produção”.

De acordo com o Ministro da Economia e do Mar, “as medidas não são estáticas» e o Governo está “a dialogar com todos os setores” para ver “exatamente quais vão ser as soluções, em função do que se está a passar no terreno”.

O Ministro afirmou ainda que é essencial que, em tempos de crise como o atual, Portugal se mobilize como um todo: “O nosso País, no passado, muitas vezes fracassou porque temos a incapacidade da ação coletiva”. “Podemos ter as nossas diferenças, mas, perante as grandes dificuldades que estamos a enfrentar, que são exógenas, provocadas por uma guerra bárbara, é muito importante que nos unamos como País em torno de desígnios, como é o crescimento da economia nacional, a aposta na inovação tecnológica, o apoio às nossas empresas, porque só assim vamos conseguir dar a volta, concluiu.

“Combater”
o abrandamento económico
O próximo ano deverá ser marcado por um abrandamento económico generalizado,  É isso, pelo menos, que sugerem as previsões económicas tanto do Banco Mundial como da Comissão Europeia. António Costa e Silva admite que “podemos ter um abrandamento económico forte no próximo ano”. Por isso, “vai haver a necessidade de diversificar os mercados de exportação para amortecer algum impacto que o abrandamento económico na Europa possa ter no próximo ano”.


Novo fôlego à promoção
Par um setor como o calçado, a promoção externa tem-se revelado fundamental. “O setor exporta mais de 95% da sua produção para 170 países, pelo que se impõe que possamos manter uma dinâmica promocional agressiva”, defende o Presidente da APICCAPS. “Precisamos de um novo fôlego nos mercados externos”, pelo que as medidas apresentadas pelo Governo “são da maior importância”.

O setor de calçado “vive um período de expansão, com um expectável saldo positivo no final deste ano”. No entanto, nem tudo são boas noticias: “há nuvens no horizonte e para que o setor possa continuar a crescer nos mercados externos temos de reforçar os investimentos em matéria de promoção, com mais empresas a participarem em certames profissionais”. “Não podemos abrandar”, concluiu Luís Onofre.



Partilhar:

Últimas Notícias