APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Governo lança medidas para recuperação económica

Governo lança medidas para recuperação económica

15 Jul, 2021

Pedro Siza Vieira apresentou as novas medidas do Governo


O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, apresentou as medidas para a recuperação económica e capitalização empresarial, após uma “quebra económica sem precedentes provocada pela pandemia”.

 Durante a sua intervenção na Porto Business School, no Porto, Pedro Siza Vieira começou por referir “as novas medidas para a recuperação transversais aos diversos sectores”, previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR): O aumento do capital do Banco Português do Fomento (BPF), em 250 milhões, e do Fundo de Capitalização, em 1 300 milhões.
 
O Ministro anunciou também, a propósito do BPF, que o mesmo “constitui a pedra angular para a transformação da economia portuguesa e que desempenhará um papel fulcral na implementação do PRR, através da execução de investimentos e do apoio a financiamento de projetos do setor privado nas dimensões verde, digital e resiliência”.
 
Assim, sobre o aumento de capital do BPF (250 milhões), Pedro Siza Vieira disse que o mesmo visa o aumento da sua capacidade “para o pleno desenvolvimento do programa InvestEU, devendo incidir sobre quatro janelas de investimento estratégico nacional e europeu, com mobilização esperada de cerca de 9 mil milhões de euros”: infraestruturas sustentáveis; investigação, inovação e digitalização; investimento social e competências; pequenas e médias empresas.
 
Relativamente ao Fundo de Capitalização e Resiliência (1 300 milhões), o Ministro afirmou que esta medida tem como missão "promover o continuado esforço de capitalização e o acesso a financiamento para empresas não financeiras, com particular ênfase no necessário reforço de solvência para o período de recuperação e relançamento da economia".
 
Programas Retomar e Reforçar
 
Pedro Siza Vieira referiu ainda, na sua intervenção, o programa Retomar - dirigido ao crédito em moratória - e o programa Reforçar, que constitui um "incentivo à capitalização de micro e pequenas empresas".

 A propósito do programa Retomar, o Ministro disse que este tem como objetivos:
    - libertar liquidez para a recuperação da atividade económica através do alívio das obrigações financeiras;
   - incentivo público à renegociação de termos do crédito em moratória bancária nos setores mais afetados pela crise pandémica;
    - garantia pública de até 25% sob créditos já existentes, assegurando novo período de carência e extensão de maturidade;
    - comissão de garantia nos níveis mínimos autorizados pela Comissão Europeia».

Sobre o programa Reforçar, Pedro Siza Vieira referiu que o mesmo consiste em:

    - promover a redução do endividamento das micro e pequenas empresas;
    - amortização de dívida com garantia pública contraída pelas micro e pequenas empresas, para fazer face à Covid-19;
    - subvenção pública que acompanha a capitalização realizada pelos sócios de empresas com maior quebra de faturação (superior a 40 %), dos setores mais afetados;
    - subvenção «de um euro público por cada euro privado»;
    - atribuição de subvenção sob a forma de reembolso às prestações que primeiro se vencem.

Partilhar:

Últimas Notícias