STAYAWAY COVID disponível para download
Stayaway COVID, a aplicação portuguesa de rastreio digital da COVID-19, já se encontra disponível, gratuitamente, para download. Apresentada oficialmente no Porto, a aplicação já conta com78 mil downloads. A app foi desenvolvida por um consórcio coordenado pelo INESC TEC, a Stayaway COVID é mais um reforço no combate à pandemia.
No evento de lançamento, o Primeiro-Ministro apelou a todos os portugueses para que descarregassem a aplicação “apelo desde já a todos para que descarreguem nos vossos telemóveis e para que cada um seja solidário a avisar todos com quem esteve em contacto que pode ter sido contagiado. É um dever cívico de todos nós e é um dever cívico de que eu serei o primeiro a dar o exemplo".
De acordo com o INESC TEC, a aplicação tem por objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19 e permite, de forma simples, segura e privada, que cada utilizador seja informado sobre exposições de risco à doença através da monitorização de contactos recentes.
“O sistema STAYAWAY COVID é mais uma ferramenta ao serviço de uma estratégia global de resposta à atual pandemia. Tem como único propósito alertar atempadamente os utilizadores da aplicação sobre contactos, considerados de elevado risco pela Organização Mundial de Saúde, com outros utilizadores a quem foi, entretanto, diagnosticada a COVID-19. Em rigor, mais do que de uma solução digital de rastreio, trata-se de um sistema de notificação da exposição individual a fatores de risco de contágio. Nessa medida, servirá de complemento aos esforços já levados a cabo pelas autoridades de saúde para rastrear e interromper as cadeias de transmissão da doença”, afirma Rui Oliveira, administrador do INESC TEC, em comunicado.
A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e garante a preservação da identidade e dos dados pessoais do utilizador.
Como funciona?
Depois de instalada, a aplicação “emite identificadores aleatórios utilizando Bluetooth e, como um radar, recolhe os identificadores que são emitidos por telemóveis próximos. Na posse destes identificadores, é simples para a aplicação verificar mais tarde se o utilizador esteve perigosamente próximo de um determinado telemóvel em que a aplicação se encontre ativa e cujo utilizador tenha sido diagnosticado com a COVID-19. Estar perigosamente próximo significa que o contacto ocorreu a menos de 2 metros e durante mais de 15 minutos. Caso lhe seja fornecido e reconheça um dos identificadores emitidos por um telemóvel associado a uma fonte de contágio, a aplicação alertará o utilizador para a ocorrência passada de uma exposição de elevado risco à doença, aconselhando o contacto imediato com a Linha SNS 24”.
Saiba mais aqui:
https://stayawaycovid.pt/