APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Governo quer aumentar salário mínimo

Governo quer aumentar salário mínimo

10 Dez, 2020

Objetivo é chegar aos 750 euros em 2023


O Governo transmitiu aos parceiros sociais a intenção de proceder a “um aumento de 30 euros, passando o salário mínimo para 665 euros em 2021”. Esta medida vai de encontro ao objetivo de atingir os 750 euros em 2023, de acordo com a informação avançada pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no final da reunião da concertação social.  

Ana Mendes Godinho sublinhou ainda que foi discutido “ impacto da evolução do salário mínimo nos últimos anos», sendo o número de trabalhadores atualmente por ele abrangidos «de cerca de 742 mil, o que representa 21,1% do total de trabalhadores em Portugal e cerca de 13% do total da massa salarial nacional”.

Além de ouvir os parceiros sociais sobre as suas perspetivas da evolução da situação do salário mínimo, o Governo “reiterou a sua visão do salário mínimo como determinante na valorização dos rendimentos dos trabalhadores”.

Atualmente, Portugal tem “uma taxa de risco de pobreza nos trabalhadores de cerca de 13%, pelo que o salário mínimo é um instrumento determinante para proteger os rendimentos dos trabalhadores” disse a Ministra.


O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou ainda que “faz parte da estratégia de recuperação assegurar o contributo do consumo privado para o crescimento da economia. No terceiro trimestre deste ano, Portugal teve o quarto maior crescimento económico da Europa e isso assentou em grande parte no crescimento do consumo privado, que deve continuar a dar esse contributo, tal como o investimento público e as exportações”. Disse Pedro Siza Vieira. E, nesta estratégia “insere-se o aumento do salário mínimo”.

Os parceiros sociais das confederações empresariais “referiram – e o Governo não o ignora – que o aumento do salário mínimo constitui um aumento de encargos para as empresas num momento que é difícil e, por outro lado, tentar mitigar este impacto”.

Partilhar:

Últimas Notícias