Os dois países asiáticos estão parados
Segundo o World Footwear Yearbook, a Índia é o segundo maior fabricante de calçado do mundo com produção total de 2,6 milhões de pares de calçado em 2018,. Apesar de ser uma indústria predominantemente focada no mercado doméstico, também é um dos 10 principais exportadores de calçado do mundo.
No Bangladesh o cenário é idêntico. O governo local impôs um bloqueio nacional na terça-feira passada com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus, que totaliza um total de 39 casos confirmados. As autoridades proibiram as viagens de passageiros por via marítima, ferroviária e voos domésticos. O transporte público nas estradas será, também, suspenso, ficando apenas autorizados a transitar caminhões e veículos que transportem medicamentos, combustíveis e produtos alimentares perecíveis. As instituições de ensino do país, que já estavam fechadas até o final do mês, continuam com as portas fechadas até o dia 9 de abril.
Enquanto isso, o principal setor exportador de Bangladesh, o vestuário ‘pronto a vestir’, tem sido penalizado com o cancelamento de várias encomendas internacionais.
De acordo com World Footwear Yearbook, a indústria de calçado no Bangladesh é uma das que mais tem crescido no mundo. Em 2018 foi o sexto maior produtor de calçado, com 461 milhões de pares. As exportações aumentaram mais de 500% na última década. O setor beneficiou de várias iniciativas de apoio político e conseguiu atrair investimentos diretos estrangeiros substanciais, inclusive do Vietname.