APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Índia e Bangladesh em suspenso

Índia e Bangladesh em suspenso

31 Mar, 2020

Os dois países asiáticos estão parados


A Índia e o Bangladesh declararam, na semana passada, bloqueio total, com o objetivo de conter a difusão do COVID-19.

Na Índia, o primeiro-ministro Narendra Modi anunciou uma quarentena de 21 dias, com a imposição de recolhimento obrigatório em algumas zonas do país. Foram implementadas medidas adicionais, como a suspeNsão de voos internacionais e voos domésticos. Toda a indústria parou, ficando apenas assegurados os serviços considerados essenciais.

Até à data, a Índia registou 643 casos do novo coronavírus e 13 pessoas morreram.
A Índia é segundo maior país do mundo em termos populacionais (1,38 mil milhões de pessoas) e os especialistas acreditam que, em meados de maio, mais de um milhão de indianos poderão estar infetados com o novo coronavírus.

Segundo o World Footwear Yearbook,  a Índia é o segundo maior fabricante de calçado do mundo com produção total de 2,6 milhões de pares de calçado em 2018,. Apesar de ser uma indústria predominantemente focada no mercado doméstico, também é um dos 10 principais exportadores de calçado do mundo.
 
No Bangladesh o cenário é idêntico. O governo local impôs um bloqueio nacional na terça-feira passada com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus, que totaliza um total de 39 casos confirmados. As autoridades proibiram as viagens de passageiros por via marítima, ferroviária e voos domésticos. O transporte público nas estradas será, também, suspenso, ficando apenas autorizados a transitar caminhões e veículos que transportem medicamentos, combustíveis e produtos alimentares perecíveis. As instituições de ensino do país, que já estavam fechadas até o final do mês, continuam com as portas fechadas até o dia 9 de abril.

Enquanto isso, o principal setor exportador de Bangladesh, o vestuário ‘pronto a vestir’, tem sido penalizado com o cancelamento de várias encomendas internacionais.

De acordo com World Footwear Yearbook, a indústria de calçado no Bangladesh é uma das que mais tem crescido no mundo. Em 2018 foi o sexto maior produtor de calçado, com 461 milhões de pares. As exportações aumentaram mais de 500% na última década. O setor  beneficiou de várias iniciativas de apoio político e conseguiu atrair investimentos diretos estrangeiros substanciais, inclusive do Vietname.

Mais informação sobre a indústria mundial de calçado em: www.worldfootwear.com/tag/coronavirus-covid19/311.html
Foto de Charlie Costello na Unsplash

Partilhar:

Últimas Notícias