O Cluster do Calçado e Moda pretende, durante a próxima década, dar um salto qualitativo no processo de internacionalização, tornando-o uma referência fundamental no plano mundial. A sofisticação e a criatividade da oferta portuguesa, ao nível dos materiais, dos produtos, dos processos produtivos e dos modelos de negócio, serão argumento para uma maior penetração em segmentos de mercado onde a escolha se baseia mais na moda e na tecnicidade do que no preço.
Para que seja garantido esse posicionamento no mercado internacional, a aposta terá forçosamente que incidir na diferenciação, na flexibilidade, na rapidez de resposta, na qualidade dos produtos de modo a que se tornem competitivos e superiores aos da concorrência, criando uma relação mais próxima com os clientes.
É neste contexto que surge o projeto FAMEST Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies ? Calçado e tecnologias avançadas de materiais, equipamentos e software”, que visa estudar e desenvolver, de acordo com o plano estratégico definido para o Cluster do Calçado e da Moda, áreas como: inovação ao nível do design e produtos, materiais e componentes, bens de equipamento e processos, modelos de negócio, economia digital e desenvolvimento sustentável e responsável; qualificação dos recursos humanos, e internacionalização e comunicação do Cluster.
O FAMEST é promovido por um consórcio de 23 empresas de toda a cadeia de valor do setor: couros, palmilhas, solas, produtos químicos, software, equipamentos, logística e calçado, representativas e líderes nos seus setores, e 9 entidades de I&I com competências multidisciplinares que asseguram o desenvolvimento de resultados inovadores e a sua valorização económica pelos promotores nos mercados nacional e internacional.
Este projeto, cofinanciado pelo programa Compete, pressupõe um investimento de 6 milhões de euros e surge no seguimento do trabalho que o CTCP tem vindo a desenvolver de disseminação, difusão, demonstração e transferência de conhecimento na fileira do calçado, no âmbito do projeto PROSHOE. O projeto tem como promotora uma das empresas mais desenvolvidas do setor: a Kyaia. Para o responsável do grupo esta iniciativa “é o salto qualitativo que a indústria tem que dar”. Dando como exemplo o seu caso, Fortunato Frederico acredita que a aposta na inovação, “é uma aposta vencedora”.