Feiras de Milão receberam 30 mil visitantes
Numa edição cujo mote foi #BetterTogether, Portugal esteve representado por 48 marcas (representadas por 35 empresas) na MICAM. “A MICAM é a principal feira do setor e é muito relevante para as empresas portuguesas de calçado, uma vez que reúne os maiores players do setor a nível mundial”, diz Luís Onofre. Para o Presidente da APICCAPS a presença portuguesa na feira “é da maior importância para retomar os negócios, além de ser um sinal de esperança de que estaremos perto da tão desejada normalidade”.
O Governo português esteve, uma vez mais, ao lado da indústria de calçado. João Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia visitou a comitiva nacional na MICAM. “O início deste ano está em linha com o último trimestre de 2021, com os dados do comércio externo a serem muito interessantes”, diz João Neves. O Secretário de Estado admite “um prolongamento de uma tendência de recuperação das nossas exportações. O sinal que temos destas primeiras visitas às empresas presentes na MICAM, que é uma feira muito relevante do ponto de vista das tendências de mercado, é que os sinais continuam a ser muito positivos”.
“Esta feira segue o caminho de recuperação da nossa indústria. O ano passado foi muito positivo, nomeadamente o último trimestre, com uma grande recuperação, que demonstra tudo aquilo que temos para oferecer ao mercado: bom produto, design, preço justo e adequado aquelas que são as necessidades dos consumidores”. João Neves garante que estes bons resultados são um reflexo da “capacidade de adaptação e flexibilidade das nossas empresas”.
A MICAM manteve o formato de três dias e apresentou as propostas para o próximo outono-inverno 2022-2023. Na edição de setembro, a feira voltará ao formato de quatro dias e realizar-se-á de 18 a 21 de setembro de 2022.
A presença na MICAM insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e AICEP, com o apoio do Programa Compete 2020, e visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, para onde o setor exporta mais de 95% da sua produção.
30 mil visitantes
A edição da MICAM, como é habitual, reuniu no espaço da Fiera Milano a edição da MIPEL, The One Milano e HOMI Fashion&Jewels Exhibition. No total, os eventos receberam 30 mil visitantes, um crescimento de 36% face à edição de setembro.
“Graças a um programa repleto de seminários e ações paralelas, os quatro eventos foram uma oportunidade de explorar temas muito relevantes da atualidade, entre eles a digitalização, o metaverso e as novas formas de fazer retalho”, avança a organização, em comunicado. “A sustentabilidade e o slow fashion, tanto ao nível da exposição como em paneis de discussão, foram igualmente dois dos temas quentes desta edição”
Pelos corredores da MICAM
Portugal esteve representado na MICAM com 48 marcas nacionais, de 35 empresas. Na bagagem seguiram repetentes, estreantes e empresas que voltaram após o interregno provocado pela pandemia.