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Indústria anima em Milão

Indústria anima em Milão

17 Mar, 2022

Feiras de Milão receberam 30 mil visitantes


De 13 a 15 de março todos os caminhos tiveram como destino Milão, a maior feira de calçado do mundo. A MICAM, que esteve inicialmente agendada para 20 a 22 de fevereiro, mas por razões de segurança foi adiada, decorreu em março na Fiera Milano.

Numa edição cujo mote foi #BetterTogether, Portugal esteve representado por 48 marcas (representadas por 35 empresas) na MICAM. “A MICAM é a principal feira do setor e é muito relevante para as empresas portuguesas de calçado, uma vez que reúne os maiores players do setor a nível mundial”, diz Luís Onofre. Para o Presidente da APICCAPS a presença portuguesa na feira “é da maior importância para retomar os negócios, além de ser um sinal de esperança de que estaremos perto da tão desejada normalidade”.

O Governo português esteve, uma vez mais, ao lado da indústria de calçado. João Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia visitou a comitiva nacional na MICAM. “O início deste ano está em linha com o último trimestre de 2021, com os dados do comércio externo a serem muito interessantes”, diz João Neves. O Secretário de Estado admite “um prolongamento de uma tendência de recuperação das nossas exportações. O sinal que temos destas primeiras visitas às empresas presentes na MICAM, que é uma feira muito relevante do ponto de vista das tendências de mercado, é que os sinais continuam a ser muito positivos”.

“Esta feira segue o caminho de recuperação da nossa indústria. O ano passado foi muito positivo, nomeadamente o último trimestre, com uma grande recuperação, que demonstra tudo aquilo que temos para oferecer ao mercado: bom produto, design, preço justo e adequado aquelas que são as necessidades dos consumidores”. João Neves garante que estes bons resultados são um reflexo da “capacidade de adaptação e flexibilidade das nossas empresas”.

A MICAM manteve o formato de três dias e apresentou as propostas para o próximo outono-inverno 2022-2023. Na edição de setembro, a feira voltará ao formato de quatro dias e realizar-se-á de 18 a 21 de setembro de 2022.

A presença na MICAM insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e AICEP, com o apoio do Programa Compete 2020, e visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, para onde o setor exporta mais de 95% da sua produção.

30 mil visitantes
A edição da MICAM, como é habitual, reuniu no espaço da Fiera Milano a edição da MIPEL, The One Milano e HOMI Fashion&Jewels Exhibition. No total, os eventos receberam 30 mil visitantes, um crescimento de 36% face à edição de setembro.
“Graças a um programa repleto de seminários e ações paralelas, os quatro eventos foram uma oportunidade de  explorar temas muito relevantes da atualidade, entre eles a digitalização, o metaverso e as novas formas de fazer retalho”, avança a organização, em comunicado.  “A sustentabilidade e o slow fashion, tanto ao nível da exposição como em paneis de discussão, foram igualmente dois dos temas quentes desta edição”

Pelos corredores da MICAM
Portugal esteve representado na MICAM com 48 marcas nacionais, de 35 empresas. Na bagagem seguiram repetentes, estreantes e empresas que voltaram após o interregno provocado pela pandemia.

É o caso da Plumex. Depois de 15 anos ausentes da feira, a empresa procura agora novas formas de chegar aos mercados. “Os primeiros contactos foram animadores, mas importa voltar mais algumas edições para sentir o pulso da feira”, destaca Pedro Carlos. Para o responsável da Plumex, “a MICAM é a feira mais importante de todas; é a feira”, concluiu.

A Suave participa na Micam há dois anos e meio. A participação não ficou suspensa durante a pandemia e a feira surgiu “como uma forma de chegar a novos mercados estáveis, para além dos 25 países com quem já trabalhávamos”. Os frutos estão a ser colhidos e a empresa já aumentou para 31 o número de destinos. Encontramos muito clientes habituais, mas também novos clientes”.

Brako, Kuru e Urban preenchem a lista de estreantes no certame que vislumbram na MICAM uma plataforma de lançamento nos mercados internacionais.


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