Empresas espanholas exportaram 42,4 milhões de pares no primeiro trimestre de 2023
No primeiro trimestre do ano, França (+22,1%), Itália (+41,5%), Alemanha (+12,6%), Portugal (+25,1%) e Estados Unidos (-2,5% ) perfilaram-se como os mercado de referencia para a indústria espanhola. O preço médio do par ascendeu a 21,5 euros.
De acordo com a Associação Espanhola de Calçado, enquanto a inflação eleva o valor das exportações espanholas de calçado para níveis recorde, as vendas externas em termos de quantidade ainda estão abaixo dos níveis pré-pandemia. Com efeito, se a subida de preços das matérias-primas fez pressionar o valor das exportações espanholas em valor, esse aumento que não se refletiu no número de pares vendidos durante o primeiro trimestre de 2023. Assim, não obstante estar acima dos valores registados no ano passado, ainda não recuperou os números anteriores à pandemia (recuo de 3,7% face a 2019).
No que diz respeito às importações, nos primeiros três meses deste ano, Espanha adquiriu 93,5 milhões de pares de calçado no estrangeiro, no valor de 1.225,4 milhões de euros, assinalando-se um crescimento de 11,9% em quantidade e 29,6% em valor relativamente ao período homólogo do ano anterior. China (+17,3%), Vietname (+51,8%), Itália (+38%), França (+61,4%) e Indonésia (+44,4%) foram, de janeiro a março, os principais fornecedores do mercado espanhol. O preço médio do par adquirido importado ascendeu a 13,1 euros. Relativamente a 2019, as importações de calçado aumentaram 2,1% em quantidade e 45,6% em valor no primeiro trimestre do ano.