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Itália e Espanha disparam nos mercados externos

Itália e Espanha disparam nos mercados externos

25 Jan, 2023

Indústrias de calçado italiana e espanhola em crescimento


Se é verdade que 2022 foi um ano de forte afirmação do calçado português nos mercados externos, o mesmo se poderá concluir com os dois principais concorrentes de Portugal: Itália e Espanha. De acordo com a Assocalzaturifici, o volume de negócios das empresas italianas cresceu 13,9% e as exportações aumentaram23,7%. De acordo com Giovanna Ceolini, presidente da associação italiana, “apesar do aumento de dois dígitos no volume de negócios do setor em 2022 e dos sinais positivos na maioria das variáveis, o forte aumento dos custos corrói as
margens de lucro das empresas”. 

Em termos gerais, entre janeiro e setembro de 2022, o setor italiano de calçado exportou 165,2 milhões de pares, no valor de 9,35 mil milhões de euros. Analisando mais detalhadamente os dados da Assocalzaturifici, destaca-se o aumento das exportações (+23,7% em valor e +11,7% em volume), impulsionadas sobretudo pelo bom desempenho das marcas de luxo italianas nos mercados internacionais. Todos os tipos de calçado italiano estão, em 2022, em níveis pré--pandemia, exceto os sapatos em couro, 11% aquém de 2019. Por destinos de exportação, destaque para os crescimentos em França, Alemanha e para a América do Norte (neste caso, com crescimento superior a 60%). 

Os dados da Assocalzaturifici revelam, igualmente, uma recuperação do consumo doméstico (crescimento de 13,3% em relação aos primeiros nove meses de 2021, embora ainda esteja 3,5% abaixo do registado em 2019). Por outro lado, o emprego cresceu 2,3% em relação ao ano anterior, um aumento insuficiente que não recupera todos os trabalhadores perdidos durante a pandemia. Para a Assocalzaturifici, “a incerteza domina as expectativas de curto prazo, num cenário global em que inflação, contas altas e turbulência geopolítica estão a minar o clima de confiança, desacelerando a procura por bens de consumo”.

Já a indústria espanhola de calçado exportou, entre janeiro e outubro, cerca de 137 milhões de pares, no valor de mais de 2.581 milhões de euros. Comparativamente ao ano anterior, assinala-se um crescimento de 6,2% em quantidade e 22,4% em valor. Os principais mercados para o calçado espanhol foram, respetivamente, França (+27,4%), Itália (+23,9%), Alemanha (+28,6%), Portugal (+31,4%) e Estados Unidos (+35,5%). O preço médio do par vendido no exterior, entre janeiro e setembro de 2022, ascendeu a 18,9 euros. Em relação ao mesmo período de 2019, assinala-se um crescimento em valor de 11,8% e de 1,1% em volume.

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