País volta a impor fortes medidas de confinamento
Em Portugal, as medidas de desconfinamento começam esta semana. Ainda que este seja um cenário idêntico ao que se passa na Europa, a situação em Itália parece andar em contramão. O país impõe, a partir de hoje, novas medidas restritivas, com restaurantes, escolas e lojas fechados em grande parte do pais.
Durante a Páscoa, mais concretamente entre 3 a 5 de abril, todo o território italiano estará sobre confinamento obrigatório. Estas novas medidas surgem numa semana em que o número de novos casos voltou a subir exponencialmente. Na quinta-feira passada, registaram-se 25 mil novos casos de infeção – o número mais alto registado desde novembro, e um aumento de 15% face à semana anterior.
De acordo com o primeiro-ministro italiano o país passa por uma “nova vaga”. , Mario Draghi admitiu estar consciente das dificuldades do confinamento. “Tenho noção de que as restrições vão ter consequências na educação das nossas crianças, na economia, e na saúde mental de toda a gente. Mas são necessárias para evitar que a situação piore de modo a que sejam precisas medidas ainda mais estritas.”
Itália tem implementado um sistema de quatro níveis de restrições, de acordo com os dados das 20 regiões. Na semana passada, três regiões estavam no nível mais alto, às quais se somaram agora mais sete, incluindo a região da Lombardia (Milão) e Lácio (Roma)
"A situação piorou de forma generalizada", afirmou o diretor geral de Prevenção do Ministério da Saúde, Giovanni Rezza. O país é agora o terceiro país da União Europeia com mais contágios, depois de França e Espanha.