APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Já foram administradas mais de 32 mil doses de vacina

Já foram administradas mais de 32 mil doses de vacina

7 Jan, 2021

Continua a primeira fase de administração da vacina


Desde o início do processo de vacinação, a 27 de dezembro, e até 5 de janeiro, foram administradas em Portugal mais de 32 mil vacinas. Em termos de distribuição, já foram distribuídas 66 700 das 140 mil doses que chegaram a Portugal (no dia 4 chegaram quase 80 mil doses). Os números foram avançados pela Ministra da Saúde, Marta Temido, acrescentando que está previsto que cheguem mais doses na próxima semana.

“Das 140 400 doses que o País recebeu, já fizemos distribuição de cerca de 66 700, e o restante guardámos, não só para uma segunda dose, como também uma pequena quantidade de reserva para alguma situação imprevista”, disse Marta Temido.

A primeira fase da vacinação abrange profissionais de saúde e de serviços essenciais ou os utentes e funcionários de lares e unidade de cuidados continuados. Esta primeira fase deverá continuar “até ao final do primeiro trimestre dependendo da capacidade de fornecimento da indústria farmacêutica”.

Segundo a Ministra da Saúde, está prevista a administração da segunda dose da vacina da Pfizer e da BioNTech 21 dias depois da primeira inoculação.

“Na segunda fase iremos avançar para outros grupos. Esta opção foi feita por razões técnicas e porque estamos a gerir um número de vacinas que ainda é relativamente limitado”.

Os lares

De acordo com o plano de vacinação para a Covid-19, os utentes e funcionários das unidades residenciais para idosos, bem como das unidades de cuidados continuados integrados, estão, juntamente com os profissionais de saúde, entre os primeiros a serem vacinados.

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, sublinhou que até ao momento foram colocadas em instituições de apoio a idosos “mais de 12 250 pessoas”, através de um “programa especial que criámos para ajudar as instituições a terem um reforço de recursos humanos para fazer face à Covid-19”.

Este programa foi criado para responder às necessidades que existem em termos de recursos humanos, que são “um problema transversal em todo o País”.


Partilhar:

Últimas Notícias