Os números não enganam e são, cada vez mais, preocupantes. Em Portugal, todos os dias, 14 mulheres são vitimas de violência doméstica. Só em 2017, a Associação de Apoio à Vitima – APAV - registou 9.176 vítimas e 21.161 crimes.
Por esse motivo, a Josefinas associou-se a esta causa e criou, em parceria com a APAV, uma coleção solidária. Podes sair (You can leave) é o mote da campanha, que tem como principal objetivo “incentivar e dar esperança a todas as vítimas de abusos verbais e/ou físicos”.
Inspirada pelas etiquetas presentes nas peças de vestuário, a marca portuguesa criou símbolos sobre como cada ser humano deve ser tratado. “Não lavar na máquina”, “não secar” ou “não passar a ferro” transformaram-se, nesta coleção, em “não magoar”, “não culpar” ou “não controlar”. As etiquetas destacam ainda o número de mulheres que sofrem de violência doméstica, a faixa etária mais suscetível e a quantidade de mulheres que vivem em países onde abusos domésticos não são considerados crime.
A coleção Podes Sair é composta por três modelos de sapatilhas "tal como uma peça de roupa trivial, parece tornar-se essencial que cada ser humano venha com uma etiqueta de ‘como cuidar’ para que não seja destruído por outra pessoa.”, diz Maria Cunha, CEO da marca
Por cada par de sapatilhas vendido, a marca compromete-se a ajudar cinco mulheres. O montante angariado reverte para as Casas de Abrigo da APAV para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas.
Para Daniel Cotrim, Supervisor Técnico das Casas de Abrigo da APAV, “A parceria com a Josefinas no projeto You Can Leave é importante porque significa, por outro lado, o reforço positivo de quem tomou a decisão de sair, de mudar a sua vida e de a reconstruir, que é muitas vezes complicado e difícil. Ao mesmo tempo, é dizer a outras mulheres que se encontram em processo de violência que é possível saírem, que é possível pedirem ajuda”.
Esta não é a primeira vez que a marca se associa a esta causa. Proud to be a woman é uma campanha da marca que, também nesta coleção especial, criou uma linha de atacadores com a mesma frase. Por cada 15 vendidos, a Josefinas apoia mais 15 mulheres.