APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Lançamento do livro de Luis Todo Bom: Manual de Gestão de Empresas Familiares

Lançamento do livro de Luis Todo Bom: Manual de Gestão de Empresas Familiares

17 Mai, 2023

Apresentação terá lugar no Hotel da Música, no Porto, no próximo dia 13 de junho, pelas 17h30


“Manual de Gestão de Empresas Familiares. Uma aproximação integrada empresa-família” é o novo livro de Luís Todo Bom. A sessão de apresentação decorrerá no Hotel da Música, no Porto, no próximo dia 13 de junho, pelas 17h30.

Alberto de Castro, Professor Catedrático da Universidade Católica do Porto será responsável pela apresentação. O evento contará ainda com Manuel Proença, PCA da HotiHoteis, Manuel Robalo, editor da Sílabo e terminará com a intervenção do autor.

“Este livro, agora em segunda edição, mantém as suas caraterísticas de manual eminentemente prático que expõe as modernas teorias de gestão, e que, beneficiando da vasta e rica experiência do autor como consultor e administrador de grupos empresariais familiares, lhe confere um caráter de guião do caminho a percorrer pelas empresas familiares para o sucesso, a perenidade e a estabilidade.

Esta segunda edição, para além de abordar novos temas, complementares e necessários para uma melhor compreensão da realidade das empresas familiares, inclui um caso prático, a partir do qual os leitores podem testar os seus conhecimentos, aplicando as várias ferramentas e modelos teóricos a um grupo empresarial complexo, construído especificamente para este fim.

Uma vez que o insucesso e o mau desempenho destas empresas estão, com muita frequência, na base de conflitos e na desagregação da família, em particular, na fase de sucessão, o autor fornece pistas, conselhos e traça quadros de atuação para evitar os erros mais comuns e aumentar o desempenho e a excelência deste tipo de organizações.

Nos quinze capítulos em que se estrutura o livro, agora revistos e complementados, e numa perspetiva de saber fazer são expostas e explicadas as ferramentas teóricas da gestão adaptadas e ajustadas às empresas familiares.

Como leitores privilegiados deste livro, encontram-se os quadros e gestores de empresas familiares, quer sejam membros da família ou não, e que pretendam adquirir ou melhorar os seus conhecimentos de gestão empresarial. E porque o sistema família-empresa é abordado de forma integrada, a sua leitura será recomendável aos próprios empresários e a todo o tipo de quadros que exerçam atividades nas organizações da sua família.”


Luís Todo Bom

Luís Todo Bom é engenheiro químico (IST) e MBA (UNL/Wharton Sch.). Teve formação executiva nas universidades de Stanford e Cranfield. É professor convidado do ISCTE Executive Education. É membro conselheiro e especialista em engenharia e gestão industrial da Ordem dos Engenheiros e da Academia de Engenharia. Foi e é consultor e administrador não-executivo de diversas empresas, incluindo grupos familiares. Foi presidente do conselho de administração e da comissão executiva da Portugal Telecom e do Fundo de Turismo e vice-presidente do conselho de administração e da comissão executiva da Marconi e da AIPortuense. Lecionou no ISCTE as unidades curriculares Projeto Empresarial, Gestão Estratégica e Gestão da Inovação. Foi Secretário de Estado da Indústria e Energia do X Governo Constitucional.

Partilhar:

Últimas Notícias