Apresentação terá lugar no Hotel da Música, no Porto, no próximo dia 13 de junho, pelas 17h30
Esta segunda edição, para além de abordar novos temas, complementares e necessários para uma melhor compreensão da realidade das empresas familiares, inclui um caso prático, a partir do qual os leitores podem testar os seus conhecimentos, aplicando as várias ferramentas e modelos teóricos a um grupo empresarial complexo, construído especificamente para este fim.
Uma vez que o insucesso e o mau desempenho destas empresas estão, com muita frequência, na base de conflitos e na desagregação da família, em particular, na fase de sucessão, o autor fornece pistas, conselhos e traça quadros de atuação para evitar os erros mais comuns e aumentar o desempenho e a excelência deste tipo de organizações.
Nos quinze capítulos em que se estrutura o livro, agora revistos e complementados, e numa perspetiva de saber fazer são expostas e explicadas as ferramentas teóricas da gestão adaptadas e ajustadas às empresas familiares.
Como leitores privilegiados deste livro, encontram-se os quadros e gestores de empresas familiares, quer sejam membros da família ou não, e que pretendam adquirir ou melhorar os seus conhecimentos de gestão empresarial. E porque o sistema família-empresa é abordado de forma integrada, a sua leitura será recomendável aos próprios empresários e a todo o tipo de quadros que exerçam atividades nas organizações da sua família.”
Luís Todo Bom
Luís Todo Bom é engenheiro químico (IST) e MBA (UNL/Wharton Sch.). Teve formação executiva nas universidades de Stanford e Cranfield. É professor convidado do ISCTE Executive Education. É membro conselheiro e especialista em engenharia e gestão industrial da Ordem dos Engenheiros e da Academia de Engenharia. Foi e é consultor e administrador não-executivo de diversas empresas, incluindo grupos familiares. Foi presidente do conselho de administração e da comissão executiva da Portugal Telecom e do Fundo de Turismo e vice-presidente do conselho de administração e da comissão executiva da Marconi e da AIPortuense. Lecionou no ISCTE as unidades curriculares Projeto Empresarial, Gestão Estratégica e Gestão da Inovação. Foi Secretário de Estado da Indústria e Energia do X Governo Constitucional.