APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Levantadas restrições em alguns países europeus

Levantadas restrições em alguns países europeus

2 Fev, 2022

Vários países europeus levantam restrições


Desde dia 1 de fevereiro basta o certificado digital para viajar na União Europeia. A UE defende que as pessoas com o Certificado Covid-19 válido não devem ser alvo de restrições à livre circulação e considera que esta nova medida facilitará as viagens.

Mas há países a levantar mais medidas:

Finlândia levanta restrições ligadas à Covid-19 desde terça-feira
Na Finlândia já se respira de alívio. Desde terça-feira o país levantou todas as restrições ligadas à pandemia de Covid-19, anunciou a primeira-ministra, Sanna Marin.

As medidas que os viajantes do Espaço Schengen foram sujeitos, até agora, desapareceram e deixa de ser obrigatória a apresentação de um certificado de vacinação ou de recuperação ou um teste PCR negativo, como acontecia desde dezembro. No entanto, os viajantes que chegam de países terceiros terão de cumprir ambos os requisitos, embora estas condições – que não afetam os cidadãos ou residentes finlandeses – devam ser levantadas a 14 de fevereiro.

Dinamarca levanta medidas
"Saudamos a vida que tínhamos antes", disse Mette Frederiksen. Este é um “marco de transição para uma nova fase”. Assim, a Dinamarca deixa de considerar Covid-19 doença "crítica" e elimina restrições.

Na base da decisão está o menor risco da variante Ómicron e o elevado número de imunizados, anunciou a primeira-ministra dinamarquesa.
Segundo avança a Lusa, a Covid-19 vai deixar de ser considerada uma doença “crítica” para a sociedade dinamarquesa, o que vai implicar a extinção das medidas atuais: deixam de ser usadas máscaras em espaços fechados e desaparecem as restrições nos restaurantes, na vida cultural e social. As discotecas vão reabrir.

“Estamos prontos para sair da sombra do coronavírus, despedimo-nos das restrições e saudamos a vida que tínhamos antes. A pandemia continua mas já passámos da fase crítica”, disse Mette Frederiksen.

Mette Frederiksen falou, ainda, de um “marco” e de uma “transição” para uma nova fase, sublinhando que a decisão tem o aval da comissão científica que auxilia o Governo desde o início da pandemia da Covid-19. “Pode parecer estranho e paradoxal que eliminemos as restrições com níveis atuais de contágio, mas devemos olhar para mais números. Um dos mais importantes é o dos doentes graves e essa curva foi partida”, disse.

Partilhar:

Últimas Notícias