Lucros das principais empresas industriais da China subiram 3,5% nos primeiros quatro meses do ano
Os lucros das principais empresas industriais da China subiram 3,5%, em termos homólogos, nos primeiros quatro meses do ano. Este crescimento surge após um abrandamento significativo em abril, devido às medidas de prevenção da pandemia.
Segundo os dados oficiais divulgados pelo Gabinete Nacional de Estatísticas chinês (NBS, na sigla em inglês), nos dados acumulados de 2022 até à data, a taxa de crescimento para o período entre janeiro e abril é 5 pontos percentuais inferior à registada no período entre janeiro e março, período em que subiu 8,5%.
Entre janeiro e abril, os lucros das empresas analisadas atingiram, no conjunto, 2,66 biliões de yuans (cerca de 366,6 mil milhões de euros).
Em 2021, as empresas industriais chinesas faturaram 34,3% a mais do que no ano anterior, em parte devido ao período homólogo incluir o primeiro trimestre de 2020, altura em que a China impôs medidas de prevenção epidémica altamente restritivas.
Para a elaboração deste indicador, o NBS leva em consideração apenas as empresas industriais com faturação anual superior a 20 milhões de yuans (2,8 milhões de euros).
“Em abril, o ressurgimento da pandemia em algumas partes do país teve grande impacto na produção e operação das empresas industriais, cujos lucros foram reduzidos”, disse Zhu Hong, estatístico do NBS.
O estatístico especificou que, entre os três setores em que este indicador se divide, a queda dos lucros em abril foi mais acentuada na indústria transformadora (-22,4%) e na produção e fornecimento de eletricidade, aquecimento, gás e água (-26,8%). No setor da mineração, os lucros aumentaram 1,42%.