São já mais de 50 as empresas do cluster do calçado e de artigos de pele que subscreveram o compromisso verde
Todo o cluster do calçado – fabricantes de materiais, componentes, tecnologias, marroquinaria e calçado – é convidado e chamado a contribuir para a sustentabilidade ambiental do planeta, desenvolvendo e inovando nos produtos e processos, aumentando a sua eficiência global e circularidade, sendo inclusivo e competitivo.
O Cluster de Calçado e Artigos de Pele em Portugal é constituído por mais de 1.900 empresas, responsáveis por cerca de 40 mil postos de trabalho. Em conjunto exportam mais de 95% da sua produção para 172 países, nos cinco continentes, o equivalente a 2.300 milhões de euros anuais.
O Cluster de Calçado e Artigos de Pele em Portugal tem a ambição de ser uma “referência internacional e reforçar as exportações, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”.
Ciente das suas responsabilidades para com a sociedade, o cluster do calçado tem acompanhado o aumento da importância dada ao tema da sustentabilidade. Depois de, em 2019, ter lançado o Plano de Ação para a Sustentabilidade, entre 2021 e 2022 aprovou o financiamento pelo PRR do projeto BioShoes4All para alavancar a nossa transição para a economia bio sustentável e circular, e em dezembro de 2022 surpreendeu apresentando o Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030, no qual a preocupação com a sustentabilidade está subjacente a todas as propostas apresentadas.
Os desafios e as oportunidades com que o cluster está confrontado em matéria de sustentabilidade são de grande relevância e complexidade. Se não respondermos de modo adequado, as crescentes exigências regulamentares e a atenção que os consumidores dedicam a este tema podem ser uma séria ameaça para o nosso cluster.
A assinatura pública deste documento dever ser efetuada ainda em fevereiro.
As empresas que pretendam aderir a este documento e devem submeter o formulário on-line para formalizarem o compromisso.
https://www.apiccaps.pt/compromisso-verde-do-cluster-de-calcado
De seguida, a equipa do CTCP procurará contactar as empresas aderentes para iniciar o diagnóstico e o plano de ação individualizado.