APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Mais de 50 empresas de calçado já subscreveram compromisso verde

Mais de 50 empresas de calçado já subscreveram compromisso verde

19 Jan, 2023

São já mais de 50 as empresas do cluster do calçado e de artigos de pele que subscreveram o compromisso verde


Considerando que o cluster precisa de assumir a sustentabilidade como um dos pilares que nos tornará uma referência internacional da indústria, a APICCAPS e o Centro Tecnológico, como previsto no Plano Estratégico 2030, convidaram todas as empresas do cluster a assumirem o Compromisso Verde do Cluster de Calçado. Com este documento, as empresas comprometem-se assim a trabalhar e contribuir para as metas definidas pelas Nações Unidas e Europa de um planeta com saldo nulo de emissões de carbono em 2050 e uma redução para metade em 2030.
 
Todo o cluster do calçado – fabricantes de materiais, componentes, tecnologias, marroquinaria e calçado – é convidado e chamado a contribuir para a sustentabilidade ambiental do planeta, desenvolvendo e inovando nos produtos e processos, aumentando a sua eficiência global e circularidade, sendo inclusivo e competitivo.

O Cluster de Calçado e Artigos de Pele em Portugal é constituído por mais de 1.900 empresas, responsáveis por cerca de 40 mil postos de trabalho. Em conjunto exportam mais de 95% da sua produção para 172 países, nos cinco continentes, o equivalente a 2.300 milhões de euros anuais.
 
O Cluster de Calçado e Artigos de Pele em Portugal tem a ambição de ser uma “referência internacional e reforçar as exportações, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”.
 
Ciente das suas responsabilidades para com a sociedade, o cluster do calçado tem acompanhado o aumento da importância dada ao tema da sustentabilidade. Depois de, em 2019, ter lançado o Plano de Ação para a Sustentabilidade, entre 2021 e 2022 aprovou o financiamento pelo PRR do projeto BioShoes4All para alavancar a nossa transição para a economia bio sustentável e circular, e em dezembro de 2022 surpreendeu apresentando o Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030, no qual a preocupação com a sustentabilidade está subjacente a todas as propostas apresentadas.
 
Os desafios e as oportunidades com que o cluster está confrontado em matéria de sustentabilidade são de grande relevância e complexidade. Se não respondermos de modo adequado, as crescentes exigências regulamentares e a atenção que os consumidores dedicam a este tema podem ser uma séria ameaça para o nosso cluster.  
 
A assinatura pública deste documento dever ser efetuada ainda em fevereiro.

As empresas que pretendam aderir a este documento e devem submeter o formulário on-line para formalizarem o compromisso.
 
https://www.apiccaps.pt/compromisso-verde-do-cluster-de-calcado

De seguida, a equipa do CTCP procurará contactar as empresas aderentes para iniciar o diagnóstico e o plano de ação individualizado.



Partilhar:

Últimas Notícias