J-UNK reaproveita mangueiras de combate a incêndios danificadas
Aproveitar mangueiras danificadas em incêndios para fazer sapatos. É este o mote da J-UNK, a nova marca de calçado que acaba de chegar ao mercado.
A ideia começou em 2019, quando Jacinto Oliveira procurava alternativas à marca de calçado onde comprava habitualmente. Uma vez que as alternativas que encontrava não eram o que procurava, viu aqui uma oportunidade de negócio. Em conjunto com a Shoelutions procurou uma identidade forte, com uma ligação emocional que fizesse sentido.
Criada em 2020, a marca incorpora os conceitos de Slow Fashion e tem como lema “Compre menos, mas melhor”. Para a J-UNK é essencial que os produtos sejam de qualidade e elevada durabilidade pois só assim será possível comprar menos vezes e usar menos recursos em benefício do ambiente.
Cada compra contribui com uma doação a favor de associações humanitárias de bombeiros voluntários.
“A preocupação ambiental, intrínseca em todo o projecto, começa na reutilização das mangueiras de combate aos incêndios danificadas, um produto que de outra forma acabaria no lixo e que é agora reutilizado. Incorporadas no estético e funcional puxador presente em todos os modelos ou trituradas nas solas dos modelos mais desportivos estas mangueiras ganham um novo ciclo de vida”, diz a marca em comunicado.
As peles utilizadas são de curtimenta vegetal, um método que usa extratos vegetais e não utiliza metais pesados, têm a garantia de ser um subproduto natural da indústria alimentar. Os forros de Biocouro são biodegradáveis em 15 dias e oferecem ainda vantagens ao nível da saúde.
Cada detalhe conta para tornar o mundo melhor e mais sustentável, por isso todos os modelos são fabricados artesanalmente em Portugal, recorrendo a fornecedores locais e pequenas fábricas familiares com valores de integridade, transparência e fabricação responsável.
Com um design inspirado nos movimentos e cultura hipster e punk, a J-UNK decidiu apostar em abrir mentalidades e quebrar estereótipos apresentando uma gama de modelos sem género, onde todos os modelos e todas as cores são para serem usados por todas as pessoas.
O nome nasceu da união do estilo “punk” com o “hipster”. “Queremos juntar um lado mais cuidado, estético e perfeito que caracteriza o “hipster” com um lado mais irreverente, ligado à música e repleto de sex appeal que caracteriza o “punk”.
Depois da criação dos modelos, a marca avança agora para a produção e comercialização através de crowdfunding na plataforma Indiegogo, onde cada pessoa poderá contribuir para o crescimento da marca.
Saiba mais aqui
A ideia começou em 2019, quando Jacinto Oliveira procurava alternativas à marca de calçado onde comprava habitualmente. Uma vez que as alternativas que encontrava não eram o que procurava, viu aqui uma oportunidade de negócio. Em conjunto com a Shoelutions procurou uma identidade forte, com uma ligação emocional que fizesse sentido.
Criada em 2020, a marca incorpora os conceitos de Slow Fashion e tem como lema “Compre menos, mas melhor”. Para a J-UNK é essencial que os produtos sejam de qualidade e elevada durabilidade pois só assim será possível comprar menos vezes e usar menos recursos em benefício do ambiente.
Cada compra contribui com uma doação a favor de associações humanitárias de bombeiros voluntários.
“A preocupação ambiental, intrínseca em todo o projecto, começa na reutilização das mangueiras de combate aos incêndios danificadas, um produto que de outra forma acabaria no lixo e que é agora reutilizado. Incorporadas no estético e funcional puxador presente em todos os modelos ou trituradas nas solas dos modelos mais desportivos estas mangueiras ganham um novo ciclo de vida”, diz a marca em comunicado.
As peles utilizadas são de curtimenta vegetal, um método que usa extratos vegetais e não utiliza metais pesados, têm a garantia de ser um subproduto natural da indústria alimentar. Os forros de Biocouro são biodegradáveis em 15 dias e oferecem ainda vantagens ao nível da saúde.
Cada detalhe conta para tornar o mundo melhor e mais sustentável, por isso todos os modelos são fabricados artesanalmente em Portugal, recorrendo a fornecedores locais e pequenas fábricas familiares com valores de integridade, transparência e fabricação responsável.
Com um design inspirado nos movimentos e cultura hipster e punk, a J-UNK decidiu apostar em abrir mentalidades e quebrar estereótipos apresentando uma gama de modelos sem género, onde todos os modelos e todas as cores são para serem usados por todas as pessoas.
O nome nasceu da união do estilo “punk” com o “hipster”. “Queremos juntar um lado mais cuidado, estético e perfeito que caracteriza o “hipster” com um lado mais irreverente, ligado à música e repleto de sex appeal que caracteriza o “punk”.
Depois da criação dos modelos, a marca avança agora para a produção e comercialização através de crowdfunding na plataforma Indiegogo, onde cada pessoa poderá contribuir para o crescimento da marca.
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