APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Marcas internacionais suspendem negócios com a Rússia

Marcas internacionais suspendem negócios com a Rússia

7 Mar, 2022

Indústria da moda suspende negócios em território russo


Da Zara à Hèrmes. As marcas da indústria da moda juntam-se a dezenas de empresas de outras áreas e suspenderam as vendas na Rússia. Prada, Hermès, Chanel, Moet, Hennessy, Louis Vuitton e o grupo Kering do setor do luxo, bem como marcas consideradas mais acessíveis, como a Zara, Breska, Springfield, Nike, Adidas, Mango e H&M anunciaram a suspensão de vendas na Rússia, como forma de demonstrar solidariedade com o povo ucraniano e de pressionar o regime de Putin.

Além das sanções aplicadas por vários países, a Rússia sofre agora sanções por parte de várias empresas que decidiram abandonar a atividade em território russo, pelo menos enquanto o conflito se prolongar. A Inditex, por exemplo, suspendeu as vendas nos canais digitais, bem como nas 502 lojas na Rússia. “Nas atuais circunstâncias não podemos garantir a continuidade das operações e condições comerciais na Federação Russa”, escreveu a Inditex em comunicado.

Mas as sanções não se esgotam na indústria da moda, e vão das tecnologias à restauração. Segundo avança o Jornal Expresso, na área dos pagamentos, Visa e Mastercard anunciaram suspensão das operações no mercado russo, bem como a proibição de usar os cartões emitidos fora da Rússia. Também a Apple anunciou também que iria deixar de vender os seus produtos na Rússia e limitar serviços, como o Apple Pay. Além destas, Airbnb, Google, Carlsberg, Coca-cola, Ikea, Boeing and Airbus, Ford Motor Company, Harley-Davidson, Mercedes-Bens e Volvo, SAP e a Oracle suspenderam as atividades comerciais com a Rússia.

Na área dos combustíveis, também a BP e a Shell anunciaram suspenderam importações vindas da Rússia. Em Portugal , Prio e Galp seguiram o mesmo rumo e anunciaram deixar de importar produtos petrolíferos russos.

Na área dos supermercados, a cadeia Jerónimo Martins (que tem igualmente supermercados na Polónia) esvaziou as prateleiras dos produtos que vendiam de origem russa e bieelorrusa dos supermercados Biedronka, marca com que se apresentam na Polónia.
Existem, no entanto, marcas ocidentais que continuam a operar na Rússia. Burguer King, McDonald’s, KFC, Starbucks, Auchan, Bayer, British American Tobacco, a Bosh, a Nestle, Pepsico e a Swatch são algumas das marcas que continuam a manter a atividade em território russo.

Airbnb retira taxas e permite marcações na Ucrânia

A Airbnb suspendeu os 90.000 alojamentos na Rússia e vai alojar 100.000 ucranianos nas suas 'casas'. Por outro lado, a plataforma internacional suspendeu as taxas para marcações em alojamentos na Ucrânia, tornando possível que os anfitriões ucrânianos recebam dinheiro diretamente de todo o mundo de hóspedes que, naturalmente, não pretendem efetuar check in nos alojamentos.

Partilhar:

Últimas Notícias