APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Marcelo reeleito Presidente da República

Marcelo reeleito Presidente da República

25 Jan, 2021

Eleições presidenciais


Marcelo Rebelo de Sousa foi ontem reeleito Presidente da República. O candidato ganhoi com 60,70% dos votos e ficou em primeiro lugar em todos os concelhos do país, sendo o primeiro a conseguir esse feito.

Em segundo lugar ficou a candidata Ana Gomes com 12,97%. Em terceiro lugar, André Ventura com 11,90%, seguindo-se João Ferreira com 4,32% e Marisa Matias com 3,95%.

O discurso da vitória foi realizado no átrio da Faculdade de Direito de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa garante que é necessário ser "um Presidente de todos e de cada um; um Presidente que estabiliza, que une, que não seja de uns contra os outros, os maus, que não seja de fação, que não desista da justiça social."

O Presidente eleito garante que, no próximo mandato, irá propor uma revisão legislativa para que esteja previsto, por exemplo, o voto por correspondência dos emigrantes e, assim "ultrapassar objeções ao voto postal ou por correspondência, objeções essas que tanto penalizaram os votantes, em especial os nossos compatriotas espalhados pelo mundo".

Abstenção bate novo recorde
No entanto, estas foram as eleições presidenciais com maior abstenção de sempre, registando-se um numero recorde de  cerca de 60% de eleitores inscritos que não foram votar. O valor mais elevado tinha sido anteriormente registado na reeleição de Cavaco Silva em janeiro de 2011, com uma abstenção de 53,56%.

Foto: AP Photo/Armando Franca

Partilhar:

Últimas Notícias