APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

MICAM deixa água na boca

MICAM deixa água na boca

24 Set, 2024

MICAM regista 40 mil visitantes


Durante três dias, 40.950 visitantes profissionais passaram pelos corredores da Milano Rho, por ocasião da Micam, Mipel e The One, contactando com 932 marcas, 475 das quais estrangeiras.

Numa semana animada, e de acordo com os dados oficiais, 45% dos visitantes provieram de 140 países estrangeiros, em especial de Espanha, Alemanha e França. Assinala-se, igualmente, crescimentos expressivos dos compradores norte-americanos, com aumentos de dois dígitos, bem como de alguns países do Extremo Oriente, com especial incidência para os profissionais da China e do Japão. “Milão confirmou o estatuto de protagonista indiscutível no cenário da inovação, respondendo às necessidades do mercado com elegância e precisão, mesmo em tempos desafiantes”, destacou a organização liderada por Giovanna Ceolini.

Para a APICCAPS, depois de um ano de 2023 de forte contenção e de 2024 de transição, o setor de calçado procura apontar «baterias» para 2025. “Estamos a procurar, num contexto de grande exigência, regressar paulatinamente aos mercados internacionais, recordou Luis Onofre. A esse propósito “a MICAM deu já alguns sinais positivos, que esperamos agora se possam concretizar”.
No espaço de uma semana, cerca de 80 empresas integraram os quatro certames de referência dedicados ao cluster de setor de calçado, artigos de pele e curtumes.

A comitiva portuguesa na MICAM e MIPEL, em particular, contou com a participação de 40 empresas (crescimento de 21% relativamente à edição anterior). Por outro lado, quatro empresas apesentaram os primeiros resultados do projeto mobilizador FAIST na SIMAC.

Secretário de Estado visita comitiva nacional

O Secretário de Estado da Economia visitou a comitiva portuguesa na MICAM.  “O contexto económico é global e não diz apenas respeito apenas ao setor português do calçado”, explica João Rui Ferreira. “O contacto com os empresários foi muito positivo. Este setor tem uma particularidade: quando tem uma dificuldade, transforma-a numa oportunidade. Fui ouvindo sinais de confiança para o segundo semestre deste ano e mesmo para o próximo ano”.

Para o responsável pela pasta da economia, “as empresas estarem presentes nesta feira e esse número ter vindo a aumentar é um sinal que a mim e ao Governo nos dá mais confiança e mais responsabilidade. É nos mercados que vamos resolver”.

Empresas voltam e apostam em novas estratégias
Na comitiva portuguesa há estreias, regressos e novas apostas. A Alabama voltou à MICAM, depois da última participação em 2019. Com a insígnia própria Velvet Red, Vítor Lopes admite que “a vinda a Milão tem como objetivos procurar novos contactos, novos mercados e novos clientes”.

Na lista nacional há uma marca estreante: a aliás. A empresa lançada em 2023 procura em Milão novas oportunidades para crescer nos mercados internacionais. “A MICAM continua a ser uma feira de referência a nível mundial. Sendo a aliás uma marca nova, e apesar de apostarmos no online, achamos que fazia sentido vir a Milão acelerar o processo e encontrar clientes de outras latitudes”, explica João Monteiro. “Esta é a segunda coleção da marca. O objetivo foi ser uma marca sustentável, produtos unissexo, coleções curtas, concisas do 35 ao 46. No fundo, calçado simples, com materiais sustentáveis e produção local”.

A MLV Portuguese Shoes estreou-se a título individual pela primeira vez na MICAM. “Foi um passo natural e uma aposta ganha”. Para o responsável da marca, a feira de Milão é o ponto de encontro ideal. “Este é o ponto ideal para estarmos presentes e para nos aproximarmos dos nossos clientes”, explica Pedro Vieira.

Mas a comitiva nacional na maior feira de calçado do mundo é feita de empresas que apostam consecutivamente na promoção comercial externa. É o caso da Ambitious. “Os mercados internacionais são o nosso core e a melhor forma de chegar aos clientes é através da presença em feiras internacionais”, explica Paulo Martins.

Opinião partilhada por Pedro Sampaio. “As feiras são o principal meio de nós atingirmos clientes novos, contactos novos e de mostrarmos aquilo que sabemos fazer”. O responsável pela Mazoni acredita que a “MICAM é a melhor feira e a mais generalista, que traz mais pessoas, de países muito distintos. É, por isso, uma feira preferencial”.

A próxima edição da MICAM decorre em Milão de 23 a 25 de fevereiro de 2025.

Partilhar:

Últimas Notícias