APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Milão marca início de ofensiva

Milão marca início de ofensiva

17 Set, 2021

Calçado está de regresso aos mercados internacionais 


Ainda que a um ritmo mais lento do que o desejado, em função da evolução da pandemia à escala internacional, o setor do calçado está de regresso aos eventos no exterior. A MICAM marcará o início de uma ação articulada, que prevê a presença em 20 dos mais relevantes certames profissionais no espaço de seis meses.

Em setembro, Milão voltar a ser o epicentro da indústria de calçado. De 19 a 21 de setembro, a Fiera Milano recebe mais uma edição da MICAM, com 33 empresas. Dias depois, na Lipeanelle estarão mais de duas dezenas de empresas de componentes e de curtumes, que apresentarão a excelência da oferta portuguesa.

A promoção comercial externa é uma prioridade para a indústria portuguesa de calçado, que exporta mais de 95% da sua produção, para 163 países nos cinco continentes. Em circunstâncias normais, aproximadamente 200 empresas do setor participariam anualmente em cinco dezenas de iniciativas no exterior. “O regresso a Milão, um ano depois, será muito importante para o setor. É o regresso aos mercados externos e o início de uma fase de afirmação do calçado português no exterior”, sublinhou Luís Onofre. 

No próximo mês, o calçado português deverá regressar aos EUA e ao Japão, dois dos mercados considerados estratégicos na estratégia do setor de diversificação de mercados, para além de integrar os eventos de referência na Europa. “Estamos, naturalmente, dependentes da evolução da pandemia, mas as empresas portuguesas estão prontas para aproveitar as oportunidades que, inevitavelmente, surgirão”.

Investimentos diversificados
Ainda que a participação em certames internacionais tenha diminuído no último ano, por via do cancelamento da grande maioria dos eventos, os investimentos promocionais do setor continuam em alta em 2021.
Com efeito, mais de 100 empresas da fileira do calçado já recorreram, desde o ano passado, a apoios em matéria de “Valorização da Oferta”, um projeto promovido pela APICCAPS, com o apoio do programa Compete 2020, num investimento global que deverá ascender a três milhões de euros este ano.

Com efeito, a APICCAPS tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, uma intensa atividade no apoio à internacionalização das empresas portuguesas de calçado, em especial no que diz respeito à participação em feiras e exposições internacionais e, mais recentemente, à campanha de promoção da imagem ‘Portuguese Shoes’. Desde o início de 2015, as empresas beneficiam, através da APICCAPS, de apoios à promoção das marcas próprias e, agora, mais recentemente para a realização de campanhas de marketing digital. Estes apoios inserem-se na campanha de comunicação em curso e que contam com o apoio do Programa Compete 2020.

Os apoios estão previstos em várias áreas, seja a realização de diagnósticos estratégicos das empresas ou planos de comunicação, a aposta em publicidade e a contratação de assessorias de comunicação em vários mercados (Alemanha, Espanha, França, Holanda, Reino Unido, Itália e EUA), ou a produção de catálogos (inclui a conceção, a edição gráfica e a publicação de catálogos das coleções de empresas do setor, que poderão ser utilizados por estas na comunicação com os seus clientes, em particular como suporte à participação em feiras internacionais).

Os apoios estendem-se à conceção e registo de marcas e patentes, bem como a produção e criação de conteúdos fotográficos e multimédia considerados indispensáveis para a promoção de proximidade, quer com o público profissional, quer com os consumidores finais. Nesta tipologia contempla-se a contratação de fotógrafos, stylists, cabeleireiros, maquilhadores, manequins profissionais, equipas de vídeo, entre outros, capazes de criar conteúdos multimédia de grande impacto, passíveis de utilização nos diversos suportes de comunicação utilizados pela marca.

No universo digital, para além de apoios à realização de campanhas de marketing digital, acrescem os investimentos elegíveis em matéria de criação de sites ou lojas online.

Partilhar:

Últimas Notícias