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Moda Portuguesa em destaque em Paris

Moda Portuguesa em destaque em Paris

6 Jul, 2017

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As Galerias Perrotin, em Paris, receberam, no âmbito da Semana da Moda de Paris, os passos confiantes da moda portuguesa. Pelo primeira vez, calçado, vestuário e joalharia apresentaram, em conjunto, o que de melhor se faz em Portugal.
 
No total, 27 marcas expuseram durante, dois dias,  as suas propostas para o próximo Verão, numa iniciativa inédita promovida pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil em parceria com as associações setoriais ligadas ao universo da moda, AORP, ANIVEC, APICCAPS, e Modalisboa . Showcase MODAPORTUGAL foi o nome da iniciativa que arrancou em Paris e que “pretendeu promover de forma inovadora, em linha com as melhores práticas internacionais, não só o “made in Portugal” como as marcas e o design com assinatura nacional», explicou Manuel Lopes Teixeira, CEO do CENIT.
 
“As galerias Perrotin, um espaço emblemático de Paris, foram  palco de negócios  muito interessantes e acolheram profissionais relevantes, que tiveram oportunidade de ver o que de melhor se faz no nosso país”. Para o Presidente da APICCAPS, Luís Onofre, “esta é uma ação simbólica e que deverá agora ser replicada noutros mercados”.
 
“Desafiamos o CENIT a fazer algo diferente: agrupar a indústria e os vários sectores numa logica lifestyle’”, realçou Cesar Araujo, Presidente da ANIVEC. O Centro de Inteligência Têxtil materializou a proposta da associação portuguesa de vestuário, numa demonstração de que “Portugal faz bem e tem condições para impor uma assinatura”. “Esse é o nosso grande desafio: impor o made in Portugal, que é reconhecido já no mundo inteiro. As grandes marcas que pensam em produzir bem, recorrem a Portugal. No entanto, falta-nos ainda um longo caminho de crescimento da marca própria. É necessário aproveitar a onda positiva do país. Portugal está na moda. Este é um momento certo para alavancar o produto com marca e assinatura nacional, associado ao saber-fazer português», reforça Manuel Teixeira.
 
Nesta primeira edição, estiveram presentes as marcas de vestuário Diniz&Cruz, Litoral, The Board e Vicri, as marcas de calçado Carlos Santos, Eureka, Nobrand e Senhor Prudêncio e as marcas de joalharia Bruno da Rocha, Eleutério, Liliana Guerreiro e Mimata.
 
“Durante muitos anos a ourivesaria trabalhou sozinha, num clima de algum secretismo, associado ao uso de materiais preciosos. Nos últimos anos, o trabalho da associação tem sido o de aproximar a ouriversaria ao mundo da moda, porque a par da roupa e dos sapatos, as joias acabam por ser um adorno pessoal”. Fátima Santos, diretora-geral da AORP.
 
A moda de autor esteve representada com a participação dos designers Filipe Faísca, Kolovrat, Luís Carvalho, Nuno Gama, Ricardo Andrez, Ricardo Preto e Valentim Quaresma. A mostra contou ainda com a participação das marcas de lifestyle APrimitiva, Christophe Sauvat, Fine&Candy, Martinho Pita, O João e a Maria, Pelcor, Stabord e Wo Design.
 
 
Vestuário, calçado e ourivesaria, em conjunto, são responsáveis por 5,1 mil milhões de euros de exportações e por mais de 140 mil trabalhadores.
 

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