A ModaLisboa baralhou, literalmente, tudo. E ganhou o jogo. No final foi Boundless quem saiu vencedor de uma aposta sem precedentes da Semana da Moda de Lisboa.
De 9 a 12 de março o Centro Cultural de Belém foi o centro da moda nacional. No total cerca de duas dezenas de desfiles encheram a nova “casa” do evento. “Mudamos para Belém, onde fomos gentilmente recebidos pelo CCB. Nestes dias, a ModaLisboa desafiou os limites da criação individual e explorou as várias formas de pensar a geografia da moda e das artes em rede nos tempos modernos.”
Durante três dias, os mais prestigiados criadores apresentaram o que de melhor se faz no design a nível nacional. O mote foi dado pelas Fast Talks com a temática Sustentabilidade na Moda.
O primeiro dia de desfiles arrancou com o habitual concurso Sangue Novo, a plataforma que permite onde jovens promessas apresentem as suas coleções.
O final desta edição ficou marcado pelo anúncio de um novo espaço para a edição de outubro. Os dias quentes de 2018 serão apresentados no recém-inaugurado Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.
Eureka deslumbra na ModaLisboa
Esta edição da ModaLisboa ficou assinalada pela estreia da Eureka na passerelle principal do evento. Esta é a primeira vez que uma marca de calçado desfila em nome individual na ModaLisboa.
“Seguindo uma perspetiva urbana, a coleção representa um espírito robusto, sob diferentes perspetivas, pelas proporções dos acessórios ou até mesmo pelo próprio mood. Materiais com detalhes românticos e bucólicos e bordados são apresentados lado a lado com acessórios militares. As notas geométricas e minimalistas são combinadas com solas ousadas e robustas. O espírito sporty urbano está também presente, assumindo um perfil menos atlético e uma maior diferenciação de detalhes e caracterizações”.
Nesta edição, a marca de Vizela voltou a apostar nas COxLABS com os designers nacionais Nuno Gama e Luís Carvalho. Tal como nas edições anteriores, todo o staff da ModaLisboa foi calçado com um modelo Eureka Shoes.
Exposição Portuguese Shoes
Uma vez mais o calçado nacional esteve em destaque nos dias dedicados à moda nacional, com duas exposições e diversas marcas a desfilar nas passerelles, renovando a criatividade que a cada seis meses celebra indústria e design.
A exposição realizou-se no interior da área social da ModaLisboa e convidou todo o público a conhecer os modelos que desfilaram nas passerelles, celebrando as parcerias criativas celebradas com alguns dos designers participantes.
Awaytomars, Duarte; Luís Carvalho x Eureka; Nuno Gama x Eureka; Patrick de Pádua x Dkode; Ricardo Andrez x Five Plus One; Ricardo preto; Valentim quaresma x Fly London voltaram a reforçar sinergias na passerelle.
Biblical Lust, Freakloset, Friendly Fire, Guava, Lemoke, Maria Maleta, Nelson Oliveira, Senhor Prudêncio, The Barons Cage e Undandy apresentaram-se na exposição Portuguese Shoes como as marcas promissoras do setor.
Durante toda a edição da ModaLisboa, o espaço exterior do CCB recebeu todas as imagens da nova campanha Portuguese Shoes. A exposição exterior da APICCAPS, dedicada ao calçado nacional, traduz-se numa homenagem ao saber fazer, reflexo de qualidade e inovação a que o setor nos tem habituado. Iconic by APICCAPS estreou a mostra integral das seis imagens icónicas que reafirmam a indústria do calçado em 2017. O
A atriz Victoria Guerra regressou para dar vida a seis ícones que sintetizam a evolução de um setor que todos os anos acorda nos pés do mundo. Multiplicar a atriz Victoria Guerra em seis personagens icónicas que cruzam referências estéticas, culturais e históricas foi o desafio da campanha.