APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Museu do Calçado recebe Interferências Artísticas

Museu do Calçado recebe Interferências Artísticas

25 Mai, 2021

Projeto artístico reuniu mais de 30 pessoas


“Interferências 1.0” é um projeto de intervenção cultural desenhado pelo Museu do Calçado, Museu da Chapelaria e pela Casa da Criatividade, em parceria com a Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de S. João da Madeira, no âmbito do Programa “Cultura para Todos”. Com a curadoria do Teatro da Didascália, o “Interferências 1.0” é dirigido a pessoas com origens e vivências diferentes e tem como objetivo levar a comunidade a ter um papel ativo em ações artísticas com base nas suas memórias, nas suas histórias.

A convite do Teatro da Didascália, a atriz Sara Barros Leitão assumiu a coordenação artística e dramaturgia deste projeto único na cidade. Um projeto que juntou 30 pessoas, com idades desde os 15 até aos 80 e tal anos, com histórias completamente diferentes. Com base nas suas memórias, calçaram os sapatos uns dos outros, que é como quem diz colocaram-se na pele do outro, e interpretaram os papéis das vidas de uns, de outros, de todos. O ponto de partida desta caminhada dividida por sete estações é o calçado.

Para Jorge Sequeira, este foi “um espetáculo maravilhoso, magnífico e de aprendizagem sobre S. João da Madeira”, através do qual é transmitida “uma mensagem muito importante”. O Presidente da Câmara de S. João da Madeira acredita que “temos de nos colocar nos sapatos dos outros” que é como quem diz no lugar dos outros.

“Espero que este momento vos tenha enchido o coração como encheu o meu”, começou por dizer Joana Galhano, diretora do Museu do Calçado, adiantando que a ideia é dar continuidade a este “projeto fantástico e único” na cidade. De acordo com as reações que foi recebendo, “temos pés para andar e muitos sapatos para calçar”, assegurou Joana Galhano, de acordo com o jornal Labor.

Cinco interferências em S. João da Madeira
A visita performativa “Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato” foi a primeira de cinco “interferências” artísticas associadas a marcas de identidade de S. João da Madeira.

Desde dezembro de 2020 até julho de 2022 será desenvolvido um trabalho que levará à criação de cinco “interferências” artísticas em S. João da Madeira.

Para além da visita performativa “Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato” no Museu do Calçado, que foi a primeira, seguem-se mais quatro intervenções em diferentes espaços da cidade. A saber, no Museu da Chapelaria (com período de criação entre maio e julho de 2021), na Casa da Criatividade (com período de criação entre agosto e novembro de 2021), na Oliva (com período de criação entre dezembro de 2021 e março de 2022) e na Praça Luís Ribeiro (com período de criação entre abril e julho de 2022).

As cinco “interferências” vão integrar o circuito artístico e urbano “Memória Futura” que estará disponível através de QRCode em diferentes locais da cidade. O objetivo é que este formato digital também fique disponível em meios digitais para que S. João da Madeira chegue a todo o mundo.

Foto: Jornal Labor

Partilhar:

Últimas Notícias