APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Norte regista subida das exportações de 95%

Norte regista subida das exportações de 95%

12 Out, 2020

Exportações do Norte alcançaram os 2.040 milhões de euros entre abril e julho


Entre abril e julho de 2020, as exportações da Região Norte dispararam em 95%, alcançando os 2.040 milhões de euros. Estes números, bastante expressivos da força da região, superam o crescimento da média nacional de 71%. As conclusões são do relatório trimestral da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N).

"Após uma quebra significativa da economia regional durante o período de confinamento, são visíveis os primeiros sinais de retoma", assinala a CCDR-N no relatório Norte Conjuntura.

Comparativamente ao país, a performance foi superior. "Em Portugal, o valor das exportações em julho era ainda inferior ao registado em janeiro", assinala o boletim, que destaca ainda que estes dados são uma prova da "resiliência do setor exportador da Região do Norte".

Salário mínimo da região

Os indicadores do relatório "dão igualmente nota do aumento do salário médio líquido da Região e da sua tendência de convergência relativamente ao salário médio nacional", para um crescimento real de 5,1% face ao período homólogo de 2019, continua a publicação.

No entanto, e apesar do Norte ser a região mais exportadora do país, o PIB per capita está longe dos valores registados em Lisboa e Vale do Tejo. No entanto, o relatório da CCDR-N aponta que "a diferença entre o salário nacional e o da Região foi de 43 euros, a menor diferença desde que existem registos sobre remunerações por NUTS II".

No entanto, ainda ao nível do emprego, o Norte Conjuntura menciona um aumento de 20% do número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego da Região do Norte, face ao período homólogo de 2019. Esta variação foi, ainda assim, inferior à observada à escala nacional (30,6%).

Turismo do Norte

Apesar dos meses conturbados que o turismo do Norte viveu, provocados pela pandemia, os indicadores começam a refletir uma evolução favorável. Assim, "o número de hóspedes na Região do Norte aumentou exponencialmente entre abril e julho de 2020", contudo a menos de 50% dos números obtidos em período homólogo do ano passado.

Partilhar:

Últimas Notícias