Feira de Milão realiza-se de 15 a 17 de setembro
De acordo com a organização “o resultado final foi satisfatório”. Para a associação italiana de calçado, que promove a MICAM, mais uma vez, venceu a vontade de funcionar como sistema e de se apresentarem juntos no mercado: a realização simultânea dos quatro certames não é, na verdade, apenas um aspeto que fortalece os eventos individuais, ao permitir gozar de maior visibilidade, mas acima de tudo representa uma ferramenta para estimular a procura internacional, oferecendo aos compradores e revendedores de todo o mundo uma oportunidade única de compreender tantos aspetos do mundo dos acessórios ao mesmo tempo”.
Portugal a crescer
A comitiva portuguesa na MICAM, aquele que é o principal certame profissional, contou com a participação de 35 empresas (que compara com as 33 na edição homóloga do ano anterior), numa organização da APICCAPS e AICEP que contou com o apoio do programa Compete 2030, mas que ainda assim fica aquém das 57 brasileiras, 123 espanholas e 72 turcas.
“Num momento em que o mercado continua a dar sinais de alguma inconstância, a participação na MICAM é muito importante”, defende Luís Onofre. Para o Presidente da APICCAPS “as empresas portuguesas devem assumir uma atitude comercial agressiva, a exemplo do que já está a acontecer com os nossos principais concorrentes externos, para podermos explorar as oportunidades de negócio”.