O que atrai as marcas quando procuram um fornecedor?
Parece um lugar-comum, mas para quem entra numa indústria pela primeira vez uma pesquisa no Google poderá ser a primeira escolha. Mas é só um desperdício de tempo. Existem várias plataformas e bases de dados internacionais onde é possível encontrar fornecedores de diferentes indústrias, divididos por diferentes categorias.
Neste caso, importa que quem procura conheça a melhor base de dados para as necessidades da marca.
Do lado de quem oferece serviços, importa que saiba quais são as melhores bases de dados de fornecedores e qual a mais indicada.
2. Networking é a chave
Convenções, feiras, eventos, almoços. Ainda que na época COVID esta não seja uma realidade, uma das melhores formas de conhecer parceiros de negócio é precisamente nos eventos de especialidade. Para Zain Pirani, um dos fundadores da marca de cosméticos, No, Thank You “é essencial conhecer pessoas. Se tiver de dar um conselho a jovens empresários seria ‘vai ao Linkedin, participa em eventos de networking. É lá que vais encontrar a pessoa que estás à procura. Ou a pessoa que conhece a pessoa”.
E a mesma regra também se aplica a quem procura clientes: networking.
3. Paciência
Ser paciente e lidar com a frustração. É normal não conseguir encontrar o fornecedor na primeira tentativa e, mais do isso, perceber que as condições nem sempre são as que ambos almejam. É, necessário, em ambas as partes perceber quais são as regras do jogo e estar disponível para ser flexível ou para desistir dos negócios a tempo.
4. A importância das parcerias
Conseguir apenas que uma fábrica entregue o produto pode não ser a melhor estratégia, uma vez que tal apenas garante a execução do serviço. Por isso, é importante que se encontrem parceiros.
As marcas devem entrar no processo de seleção e procurar uma parceria de longo prazo, onde exista total transparência em toda a cadeia e uma comunicação constante.
Naturalmente que quando uma fábrica investe e acredita no crescimento de uma marca e vice-versa, ambas as partes saem beneficiadas. A Kotn, por exemplo, garantiu o acesso imediato a todos os segmentos da cadeia de abastecimento, realiza visitas semanais às instalações e investe no crescimento das fábricas com quem trabalha, realizando formações específicas de produção, mesmo que a fábrica trabalhe com outras marcas concorrentes.
É um ponto fundamental no desenvolvimento de um negócio. Importa, em primeiro lugar, que sejam estabelecidos e clarificados todos os pontos importantes previamente, nomeadamente no que diz respeito a datas de entregas e quantidades de produção.
Por outro lado, importa que a marca visite e acompanhe a produção e que, do lado da fábrica, exista abertura para este acompanhamento.
6. Plano de contingência
Uma das lições que globalmente aprendemos com a pandemia da COVID-19 foi a necessidade de criar um plano de contingência. As marcas e empresas devem ser ágeis e criativas a encontrarem soluções, nomeadamente no que diz respeito ao abastecimento de matérias-primas.