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O fornecedor perfeito

O fornecedor perfeito

9 Set, 2021

O que atrai as marcas quando procuram um fornecedor?


Como encontrar o fornecedor perfeito para o meu negócio? Esta parece ser a pergunta mais difícil de responder na indústria da moda. Para as marcas mais jovens, recém-chegadas ao mercado, a procura de um novo fornecedor e parceiro de negócios pode não ser tarefa fácil, mas é seguramente uma das escolhas mais relevantes do negócio.

Muitos são os designers, jovens e pequenas empresas que dedicam meses a procurar o parceiro ideal. “No início é sempre difícil convencer alguém da nossa visão, principalmente antes dela ser uma realidade”. A conclusão é de Ramil Helali, o co-fundador da Kotn, uma marca de vestuário com sede em Toronto. O empresário passou quatro meses no Egipto a procurar os melhores fornecedores de algodão.

Ainda que os conhecimentos previamente estabelecidos sejam fundamentais, a maioria dos jovens empresários começa o processo pelas pesquisas no Google, passando depois para os eventos da especialidade ou para bases de dados extensas.  No caso da Kotn, o processo demorou seis meses. Agora, a marca trabalha com oito fornecedores distintos.

O Business of Fashion divulgou recentemente o artigo How to Find a Manufacturer onde apresenta um conjunto de dicas para quem procura um fornecedor. Estes são pormenores que importam na hora de procurar, mas que podem ser potenciados por quem oferece um serviço… e que podem fazer a diferença na hora do aperto final.

1.    Presença em bases de dados
Parece um lugar-comum, mas para quem entra numa indústria pela primeira vez uma pesquisa no Google poderá ser a primeira escolha. Mas é só um desperdício de tempo. Existem várias plataformas e bases de dados internacionais onde é possível encontrar fornecedores de diferentes indústrias, divididos por diferentes categorias.
Neste caso, importa que quem procura conheça a melhor base de dados para as necessidades da marca.

Do lado de quem oferece serviços, importa que saiba quais são as melhores bases de dados de fornecedores e qual a mais indicada.

2.    Networking é a chave
Convenções, feiras, eventos, almoços. Ainda que na época COVID esta não seja uma realidade, uma das melhores formas de conhecer parceiros de negócio é precisamente nos eventos de especialidade. Para Zain Pirani, um dos fundadores da marca de cosméticos, No, Thank You “é essencial conhecer pessoas. Se tiver de dar um conselho a jovens empresários seria ‘vai ao Linkedin, participa em eventos de networking. É lá que vais encontrar a pessoa que estás à procura. Ou a pessoa que conhece a pessoa”.
E a mesma regra também se aplica a quem procura clientes: networking.

3.    Paciência
Ser paciente e lidar com a frustração. É normal não conseguir encontrar o fornecedor na primeira tentativa e, mais do isso, perceber que as condições nem sempre são as que ambos almejam. É, necessário, em ambas as partes perceber quais são as regras do jogo e estar disponível para ser flexível ou para desistir dos negócios a tempo.

4.    A importância das parcerias
Conseguir apenas que uma fábrica entregue o produto pode não ser a melhor estratégia, uma vez que tal apenas garante a execução do serviço. Por isso, é importante que se encontrem parceiros.
As marcas devem entrar no processo de seleção e procurar uma parceria de longo prazo, onde exista total transparência em toda a cadeia e uma comunicação constante.
Naturalmente que quando uma fábrica investe e acredita no crescimento de uma marca e vice-versa, ambas as partes saem beneficiadas. A Kotn, por exemplo, garantiu o acesso imediato a todos os segmentos da cadeia de abastecimento, realiza visitas semanais às instalações e investe no crescimento das fábricas com quem trabalha, realizando formações específicas de produção, mesmo que a fábrica trabalhe com outras marcas concorrentes.
Mas esta é uma estrada com dois sentidos. Importa que as marcas se coloquem do lado das fábricas. “Numa parceria, a marca também deve ser flexível e compreender os obstáculos da fábrica. Nunca se deve cancelar um pedido que já foi feito”, diz o responsável da Kotn.

5.    Acompanhamento real   
É um ponto fundamental no desenvolvimento de um negócio. Importa, em primeiro lugar, que sejam estabelecidos e clarificados todos os pontos importantes previamente, nomeadamente no que diz respeito a datas de entregas e quantidades de produção.
Por outro lado, importa que a marca visite e acompanhe a produção e que, do lado da fábrica, exista abertura para este acompanhamento.

6.    Plano de contingência
Uma das lições que globalmente aprendemos com a pandemia da COVID-19 foi a necessidade de criar um plano de contingência. As marcas e empresas devem ser ágeis e criativas a encontrarem soluções, nomeadamente no que diz respeito ao abastecimento de matérias-primas.



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