APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

O Traço

O Traço

26 Fev, 2020

Conheça o projeto que conta com Álvaro Siza Vieira e Souto Moura


Quando Marta de Pinho teve a ideia de produzir sapatos, inspirada por um curso de design de calçado em São da Madeira, fê-lo partindo da sua formação em arquitectura para nesse universo procurar as bases que garantissem um produto final único, absolutamente diferenciador, e em tudo perfeito: no conceito, na origem, na produção, na qualidade, no conforto, na funcionalidade e na beleza.

Lançou, por isso, dois desafios que não teve dificuldade em ver correspondidos:

- à amizade da também arquitecta Paula Nobre para que consigo constituísse a sociedade que viria a albergar O TRAÇO - marca que asseguraria o desenvolvimento, a produção e a comercialização dos sapatos;

- a dois dos melhores arquitectos do mundo para que desenhassem algo que até aí nunca tinham sequer esboçado: um sapato.

Desafiados pela originalidade da ideia que tomou de assalto a sua natural curiosidade criativa e conquistados por ela, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura nem hesitaram. Assim, das mãos únicas e inspiradas de que saíram as obras que a ambos granjearam o prémio Pritzker, surgiram os desenhos de cada um dos dois especialíssimos sapatos que agora veem a luz do dia.

Feitos os projectos, Siza Vieira e Souto Moura não descuidaram o acompanhamento da obra: escolheram pessoalmente todos os materiais, definiram cada uma das cores, personalizaram todos os acabamentos; fiscalizaram a produção dos protótipos, pormenorizaram cada um dos detalhes e adaptaram o desenho original às exigências do conforto e da funcionalidade sempre que tal se revelou necessário.

Ao longo do processo, os dois mestres da arquitectura demonstraram um respeito profundo pela história e pela indústria portuguesa do calçado, um conhecimento específico desta área manifestamente inesperado, e tudo sem nunca desvirtuar o arrojo inicial e a essência original de cada uma das suas criações.
Alcançado o desenho, juntou-se-lhe a excelência dos materiais tradicionais da produção de calçado escolhidos pelos arquitectos – a pele, o couro, a borracha.
Desta fusão, num trabalho delicado e integralmente feito à mão, por experientes e dedicados artesãos da indústria do calçado de São da Madeira, nasceram dois sapatos absolutamente únicos, uma obra de arte cujo caminho, literalmente, é um privilégio acompanhar.
Ambos os modelos são unissexo, muito versáteis, e estão disponíveis em várias cores.
Além do arrojado design de autor, da criteriosa escolha da qualidade dos materiais e da fantástica produção manual, orgulhosamente todos portugueses, o mais surpreendente no produto final é a total ausência de qualquer compromisso para com o conforto e a funcionalidade, já que a sensação de leveza e bem-estar ao calçar e usar qualquer um dos modelos é absoluta.
Verdadeiras e únicas peças de autor, nestes sapatos só o gosto e o gozo em usá-los se sobrepõe ao desejo de os expor e exibir como obras de arte que são.

Partilhar:

Últimas Notícias