APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

OCDE melhora previsões para 2020

OCDE melhora previsões para 2020

18 Set, 2020

Apesar das previsões, OCDE prevê uma recuperação lenta da economia


O impacto da pandemia de coronavirus sobre a economia provocará este ano uma queda da atividade de 4,5%. Esta estimativa revê em alta os cálculos anteriores da OCDE, que não esconde que a recuperação será, no entanto, lenta e incerta.

No relatório que apresenta as perspetivas intermédias, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) melhora em 1,5 pontos percentuais a  estimativa avançada em julho. No entanto, a organização sinaliza que o PIB mundial crescerá 5% em 2021, duas décimas menos do que o estimado há dois meses.

 “Se a confiança das empresas e dos consumidores aumentar mais rápido do que o previsto, os novos surtos de coronavírus exigirão apenas medidas de contenção leves e localizadas”, diz o relatório de acordo com a Lusa. No caso de ser encontrado um tratamento ou vacina mais cedo do que o previsto, o PIB poderá crescer até 7% em 2021 e o comércio até 6%, acrescenta.
Por outro lado, se a incerteza for maior do que o estimado e os surtos se intensificarem, o crescimento do PIB poderá cair 2,5 ou 3 pontos e o comércio global poderá descer até 7% no próximo ano. Em 2021, a perda global de receitas aumentaria para sete mil milhões de dólares (cerca de 5,8 mil milhões de euros), um número que, se a situação melhorar, poderá ser reduzido para quatro mil milhões e que se piorar poderá chegar a 11 mil milhões.

"O mundo está a enfrentar a sua desaceleração mais dramática desde a Segunda Guerra Mundial. Não há como amenizá-lo", disse o economista-chefe da OCDE, Laurence Boone.

Partilhar:

Últimas Notícias