APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

ONU prevê crescimento económico mundial de 5,3%

ONU prevê crescimento económico mundial de 5,3%

15 Set, 2021

Este será o maior crescimento registado nos últimos 50 anos


A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) prevê um crescimento económico mundial de 5,3% este ano, "o maior em quase meio século".

"O crescimento mundial deverá atingir os 5,3% este ano, o maior em quase meio século, com alguns países a restaurarem (ou até ultrapassarem) o seu nível de produção de 2019 no final de 2021", pode ler-se no Relatório de Comércio e Desenvolvimento 2021 hoje divulgado pela Lusa.

O órgão das Nações Unidas alerta ainda que "a perspetiva global além de 2021, no entanto, permanece debaixo de incerteza. O próximo ano verá uma desaceleração do crescimento global, mas durante quanto tempo e quanto irá depender das decisões políticas, particularmente nas principais economias".

Para 2022, a UNCTAD espera um crescimento económico de 3,6%, deixando os rendimentos mundiais abaixo da sua tendência antecipada antes da pandemia. Em comparação, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento mundial de 6,0% este ano e de 4,9% no próximo.

A UNCTAD alerta que "mesmo assumindo que não há choques subsequentes, um regresso à tendência de rendimentos pré-pandemia poderá, sob assunções razoáveis, demorar até 2030. Esta é uma perspetiva preocupante para muitos países. Os danos da crise da covid-19 excederam aqueles da crise global mundial em muitas partes da economia mundial, mas tem sido particularmente desgastante no mundo em desenvolvimento", refere no documento hoje divulgado.

No que diz respeito ao comércio de bens e serviços, que desceu 5,6% em 2020, deverá registar uma subida de 9,5% em 2021."Apesar disso, a recuperação tem sido extremamente desequilibrada, e as cicatrizes continuação a pesar na prestação do comércio nos próximos anos", refere o órgão da ONU.

"Ultrapassar as barreiras para uma maior prosperidade vai depender da melhoria da coordenação das escolhas políticas feitas nas principais economias nos próximos anos, à medida que tentam manter o ímpeto da recuperação e construir resiliência face a futuros choques", diz a UNCTAD.

Partilhar:

Últimas Notícias