O Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, visitará a comitiva portuguesa na feira
O cluster português de calçado e artigos de pele, que exporta mais de 95% da sua produção para 172 países, nos cinco continentes, está de regresso a Milão, para a apresentação das novas coleções para o Verão do próximo ano.
No espaço de uma semana, praticamente 80 empresas representarão a oferta portuguesa nos três certames de referência, a Lineapelle (37 expositores portugueses), a MICAM (com 36 expositores nacionais) e a MIPEL (um expositor), que habitualmente ocorrem numa das principais capitais europeias de moda.
O Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, visitará a comitiva portuguesa na feira. No espaço de uma semana, praticamente 80 empresas representarão a oferta portuguesa nos três certames de referência, a Lineapelle (37 expositores portugueses), a MICAM (com 36 expositores nacionais) e a MIPEL (um expositor), que habitualmente ocorrem numa das principais capitais europeias de moda.
Passo a passo
Depois de dois anos de “contingência sanitária”, 2023 é o ano de regresso das empresas de calçado aos mercados internacionais. Desde o início do ano, o setor já integrou mais de 20 iniciativas promocionais no exterior. De acordo com a Associação, “os últimos certames já deram indicações de que se está a regressar a níveis pré pandemia, pelo que é expectável um reforço crescente da atividade promocional do setor nos mercados externos”.
De acordo com a organização das feiras de Milão, em fevereiro último, mais de 48 mil profissionais visitaram os certames, assinalando-se um crescimento na ordem dos 25% face à edição anterior, com destaque para os compradores de Alemanha, Espanha, França e Reino Unido. Os compradores da Coreia do Sul e Japão regressaram igualmente em força ao Norte de Itália.
Para um setor altamente exportador como o calçado, “a promoção comercial externa é decisiva”, recorda a Associação. Para a APICCAPS, “quando os nossos empresários e técnicos do setor viajam, ficam desde logo a conhecer a realidade de cada mercado. Depois, contactam com a concorrência, aprofundam o conhecimento das tendências de consumo e, por fim, vislumbram oportunidades de negócio”. “Não podemos abandonar esta dinâmica, que permitiu ao calçado português conquistar clientes em todo o mundo”, destacou a associação liderada por Luís Onofre.
Calçado diversifica
Para além do regresso, passo a passo, aos certames profissionais, o cluster do calçado e artigos de pele prossegue a sua estratégia de diversificação de investimentos. Atualmente, 70 empresas integram o projeto Valorização da Oferta, num investimento total próximo dos 3 milhões euros.
Os investimentos incidem particularmente nos domínios de Assessorias de Comunicação e Publicidade, Adesão a Plataformas Online, Marketing Digital ou Produção de conteúdos fotográficos e multimédia. Prosseguem ainda os investimentos no Registo de Marcas e Modelos e em Websites e lojas online.