APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Parlamento vota hoje prolongamento do Estado de Emergência

Parlamento vota hoje prolongamento do Estado de Emergência

11 Mar, 2021

Estado de Emergência até dia 31 de março


O Parlamento aprovará hoje o prolongamento do Estado de Emergência em Portugal até 31 de março."Estando a situação a evoluir favoravelmente, fruto das medidas tomadas ao abrigo do estado de emergência, mas permanecendo sinais externos ainda complexos e impondo acautelar os passos a dar no futuro próximo, entende-se haver razões para o manter por mais 15 dias, nos mesmos termos da última renovação", lê-se na introdução do diploma.

O projeto de decreto presidencial que renova o estado de emergência foi ontem publicado no site da Presidência e mantém que deve ser definido um "plano faseado de reabertura das escolas" e prevê agora que seja articulado com "testagem, rastreamento e vacinação".

Por outro lado, na norma que restringe os direitos de emigrar ou de sair do território nacional e de regressar, e circulação internacional foi introduzida uma mudança para que incluir a "reunificação familiar" nas "regras diferenciadas" que o Governo pode estabelecer nesta matéria.

Este é o 13.º diploma do estado de emergência que Marcelo Rebelo de Sousa submete para autorização do parlamento no atual contexto de pandemia de COVID-19. O período de estado de emergência atualmente em vigor termina às 23:59 da próxima terça-feira, 16 de março. Esta renovação terá efeitos no período entre 17 e 31 de março.

Abertura das creches?
Ao final da tarde, depois da reunião de Conselho de Ministros, António Costa falará ao país e apresentará as novas medidas em vigor. Segundo avançam os principais jornais, em cima da mesa poderá estar a abertura das creches e pré-escolar.

Na reunião dos especialistas do Infarmed foi proposto um plano de desconfinamento faseado com cinco níveis de medidas restritivas, tanto de caráter geral como concelhio. Assim, a proposta apresentada prevê que todos os concelhos possam começar no nível 4 e que a situação seja avaliada de 15 em 15 dias. “O ensino deve caminhar sempre no sentido da redução das medidas restritivas”, pelo que, neste caso, “só o agravamento de dois níveis é que pode permitir que haja um retrocesso na implementação das medidas”, disse Raquel Duarte, ex-secretária de Estado da Saúde, na reunião do Infarmed.

“Se abrirmos no nível 4, abriremos com o pré-escolar e o infantil, devido ao "baixo risco" que o seu funcionamento comporta”.
Raquel Duarte acrescentou que “se, "passadas duas semanas", a situação pandémica se mantiver estável ou decrescente, o plano permite "passar para o nível 3, com a abertura do 1.º e 2.º ciclos, e por aí adiante".

Partilhar:

Últimas Notícias