107ª edição da Pitti Uomo encerra com aumento de compradores internacionais
A 107ª edição da feira de moda masculina, que se realizou de 14 a 17 de janeiro de 2015, na Fortezza da Basso, em Florença, encerra com resultados positivos. Com 770 expositores, 46% dos quais estrangeiros, foram registados cerca de 13.300 compradores, dos quais 5.000 de mercados internacionais. Em comparação com a edição do ano passado, são sobretudo estes compradores internacionais (mais de 6,5%) que permitiram estes resultados positivos. O número total de visitantes atingiu aproximadamente os 20 mil.
Este é um sinal positivo e importante para a indústria global da moda masculina e para o mercado da moda italiano. Raffaello Napoleone, CEO da Pitti Immagine, afirma: “Precisávamos de um começo como este para sair do clima de antecipação e incerteza. A maior parte do crédito, escusado será dizer, vai para os expositores: primeiro, porque renovaram a confiança e o investimento no evento; segundo, porque trouxeram coleções caracterizadas por uma qualidade de produção excecional, investigação estilística e inúmeros elementos inovadores. Por último, mas não menos importante, parece-me que muitas tabelas de preços refletem uma relação equilibrada entre a valorização adequada dos materiais e do artesanato e o alinhamento com a abordagem cautelosa atualmente expressa pelos consumidores”.
A poucas horas da conclusão do Pitti Uomo, os números finais confirmam as previsões divulgadas: os compradores italianos totalizaram aproximadamente 8.300, mantendo os mesmos níveis do ano passado, enquanto os compradores internacionais atingiram 5.000, marcando um aumento de mais 6,5%. Todos os principais mercados internacionais apresentaram um crescimento. Espanha, Japão, Bélgica e Estados Unidos apresentaram aumentos de dois dígitos, assim como os compradores do Norte e do Leste da Europa também tiveram um desempenho bastante promissor.
Os países líderes em termos de participação são a Alemanha, Espanha, Reino Unido, Holanda, Turquia, Japão, Estados Unidos, França, Suíça, Bélgica, Grécia, Rússia, Áustria, Portugal, Coreia do Sul, China, Suécia, Canadá, Polónia, Irlanda.
De facto, Agostino Poletto, Diretor Geral da Pitti Immagine afirma que ao caminhar pelos corredores encontrou “muita satisfação entre os expositores” e que “isto deve-se não só à quantidade e qualidade dos compradores, mas também à própria identidade da feira como plataforma global de trocas e canal de comunicação insubstituível, sobretudo neste momento crítico da época de vendas”. Acrescente ainda que: “aprecio também o facto de muitos expositores terem falado em termos de um sistema mais amplo, em vez de se concentrarem apenas em negócios individuais. Há um sentimento de solidariedade que raramente senti tão fortemente.”
O evento recebeu um feedback altamente positivo e contou com uma forte participação nos eventos especiais: quase 90 eventos agendados e projetos internacionais apresentados por toda a cidade. Entre os destaques estão os desfiles dos Designers Convidados desta edição: SETCHU, na Biblioteca Nazionale Centrale, e MM6 Maison Margiela, no Tepidarium del Roster.
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