Portugal continua a consolidar a presença na maior feira de calçado do mundo. Mais de 90 empresas vão integrar a comitiva nacional na MICAM que se realiza de 16 a 19 de setembro próximo, e MIPEL (feira de acessórios).
A presença na MICAM insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e AICEP, com o apoio do Programa Compete 2020, e que visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos. Sensivelmente 200 empresas da fileira do calçado estão a participar, desde o início do ano, num megaprograma de promoção à escala internacional, que se traduzirá na presença em cerca de 60 dos mais prestigiados fóruns internacionais da especialidade.
Forte presença na MICAM
Em setembro, em Milão, Portugal registará uma das maiores presenças de sempre num evento no exterior. Ao todo, as mais de 90 empresas portuguesas que integrarão a MICAM respondem por mais de oito mil postos de trabalho e sensivelmente 500 milhões de euros de exportação. Na Mipel, quatro das mais importantes empresas portuguesas promoverão o crescente setor de artigos de pele.
A promoção comercial externa é a primeira das prioridades para a indústria portuguesa de calçado, que coloca no exterior mais de 95% da sua produção. A presença na maior e mais prestigiada feira de calçado do mundo será, uma vez mais, da maior importância, prevendo-se um investimento global na ordem dos 2 milhões de euros. Ao todo, mais de 1600 expositores, de aproximadamente 50 países, e mais de 40 mil visitantes profissionais marcarão presença na feira de Milão. Portugal voltará a ser a segunda maior delegação estrangeira na feira, sendo apenas superado pela Espanha.
Volta ao mundo em 365 dias
Uma autêntica volta ao mundo em 365 dias. O calçado português participa, em 2018, em mais de 60 iniciativas promocionais no exterior. Ao todo, cerca de 200 empresas integram uma ambiciosa ofensiva promocional do calçado português aos mercados externos. Só no próximo mês, o setor participará em mais de 10 iniciativas promocionais.
O calçado português integra os mais relevantes certames profissionais em todo o mundo. Se na Europa, Alemanha, Espanha, França e Itália merecem uma forte atenção das empresas portuguesas, a grande aposta este ano passa por uma forte investida a dois mercados estratégicos: Japão e EUA.
Os Estados Unidos são a prioridade para o setor do calçado. As vendas para o mercado norte americano aumentaram de forma consistente nos últimos anos – passaram de 12 para 72 milhões de euros. Em junho, 20 empresas participaram na iniciativa ‘Portugal Design Showcase’, em Nova Iorque, que juntou no mesmo evento calçado, vestuário e joalharia. Em agosto, as mesmas empresas de calçado participaram na PN Platform, em Las Vegas. Esta é, de resto, a maior investida de sempre do calçado português no mercado norte-americano. O objetivo é duplicar as exportações nos próximos anos.
Em outubro, o setor participará na Fashion World Tokyo, no Japão. Trata-se da maior feira de moda do Japão - que se realiza duas vezes por ano - e acolhe sensivelmente 850 expositores de todo o mundo – entre vestuário, calçado e acessórios de moda - e mais de 28 000 visitantes profissionais.
De acordo com o World Footwear Yearbook, o Japão, com 127 milhões de habitantes é um dos mercados mais promissores no plano internacional. Em Trata-se do 6º principal mercado à escala mundial, com um consumo de 703 milhões de pares por ano. Anualmente, o mercado nipónico importa 650 milhões de pares de calçado, em especial da China (522 milhões em 2017), Vietname (60 milhões) e Indonésia (28 milhões).