APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Portugal vai alojar a estrutura europeia de empreendedorismo

Portugal vai alojar a estrutura europeia de empreendedorismo

25 Mar, 2021

Lançamento da Aliança das Nações Europeias para o Empreendedorismo


O Primeiro-Ministro António Costa anunciou o lançamento de uma estrutura europeia dedicada ao empreendedorismo, denominada Aliança das Nações Europeias para o Empreendedorismo (Europe Startup Nations Alliance). A representação permanente desta estrutura ficará em Lisboa e tem como objetivo aumentar a capacidade de competição da Europa com outras áreas geográficas na inovação tecnológica.

“A estrutura permanente, localizada em Lisboa, contribuirá para reforçar a marca europeia na área do empreendedorismo, evitar a fuga de empreendedores para outras geografias, reter e atrair talento, estimular o investimento, e promover a implementação das melhores práticas”.

O Primeiro-Ministro anunciou, ainda, que será assinado um princípio de acordo, que constituirá “uma base de entendimento para promover o respeito pelos valores europeus e pelos valores fundamentais no ambiente digital, fomentar a digitalização da economia como fator de prosperidade e competitividade, e encorajar a cooperação internacional nesta área”.

A Europe Startup Nations Alliance  harmonizará as ações dos 27 Estados da União Europeia “destinadas a alcançar um mesmo objetivo. Em suma, um novo modelo operacional de acompanhamento do ecossistema de empreendedorismo, mais eficaz, focado em atingir resultados”, disse António Costa.

António Costa sublinhou que a União Europeia deve ter a ambição de concorrer com os mercados mais competitivos, “assumindo-se como líder digital global, em linha com a estratégia Digital Decade, apresentada pela Comissão Europeia em 9 de março”.

Estes acordos visam a «harmonização das diferentes agendas nacionais relativas aos ecossistemas empreendedores dos 27 Estados-Membros e a criação de standards comuns; o reforço da presença da Europa nos mercados digitais globais e a criação de uma oferta de serviços digitais europeus; e a aceleração do papel da Europa na liderança global da transformação digital verde».

Crescimento lento

O Primeiro-Ministro assinalou, no entanto, que a Europa continua a registar um crescimento mais lento em matéria de inovação tecnológica do que outras regiões do mundo. “Assistimos a uma fuga de investimentos para mercados mais maduros, em particular os Estados Unidos da América, e a uma dificuldade de retenção e atração de talento”.

Apontou também os problemas da existência de uma «fragmentação legal, regulatória e de abordagem ao empreendedorismo entre os 27 Estados-membros» da União Europeia e de «dificuldade de atração de investimento».


ALIANÇA EUROPEIA
Portugal dá o primeiro passo na criação de uma Estrutura Permanente Europeia para a área do Empreendedorismo, com base numa proposta do Governo Português e com o apoio da Comissão Europeia. Esta nova entidade, designada Europe Startup Nations Alliance/Aliança das Nações Europeias para o Empreendedorismo, terá sede em Portugal e a sua constituição formal será concluída em 2021.

A Europe Startup Nations Alliance visa estimular o crescimento do ecossistema empreendedor europeu, através da articulação e harmonização das agendas nacionais de cada um dos 27 Estados Membros, tendo por base os standards comuns assinados na Declaração Startup Nations Standards - Declaração sobre o Standard Europeu para as Nações Empreendedoras.  O objetivo é estimular o crescimento da economia europeia, atraindo mais investimento, disponibilizando melhor informação e reforçando a marca europeia.

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, destaca que “este é um importante marco para Portugal, na sua Presidência do Conselho da União Europeia, mas, sobretudo, para o reforço do papel da Europa, num contexto de recuperação económica. Um forte ecossistema empreendedor vai contribuir decisivamente para alcançar maior inovação e competitividade das economias”.

“Este é o momento para reforçarmos pontes e aproximar países, pois, só como um todo, vamos conseguir reter startups e todo o talento deste setor, num contexto global altamente competitivo”, conclui.

A Europa tem 246 mil startups, o que corresponde a 5,6 milhões de postos de trabalho no setor.

Photo by Samuel-Elias Nadler on Unsplash

Partilhar:

Últimas Notícias