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Portuguese Soul copiada: avançam mecanismos legais

Portuguese Soul copiada: avançam mecanismos legais

4 Out, 2021

Revista da APICCAPS copiada


Criada há mais de dez anos com o objetivo de apresentar internacionalmente a excelência da oferta portuguesa na área da moda, a Portuguese Soul foi integralmente copiada por uma empresa britânica. A APICCAPS já iniciou os procedimentos legais necessários junto das entidades competentes. O apoio da Diplomacia Economia, através da Embaixada de Portugal em Londres e AICEP, tem-se revelado igualmente importante.

“A Portuguese Soul procura ser o testemunho vivo de um país com nove séculos de existência, que reconfigurou a ideia do mundo”, sublinha Paulo Gonçalves. Para o coordenar da revista “a publicação que celebrou recentemente o 10º Aniversário é atualmente distribuída em mais de 100 países e é uma história de amor pela arte, pelo calçado e artigos de pele e pelo saber-fazer acumulado ao longo de gerações, amor pela moda, pela criatividade e pelo design de autor made in Portugal”. Procura ser, igualmente, a “ponte com vários outros setores de atividade, bem como um cartão de visita de Portugal, descrevendo os segredos escondidos de um país de belezas sem fim”.

A visibilidade deste projeto despertou atenções do outro lado do mundo, mais precisamente na Arábia. Recentemente, a “APICCAPS teve conhecimento de que uma empresa sedeada no Reino Unido estaria a promover uma revista idêntica à nossa, a SOUL Arábia, que não só integra o mesmo tipo de artigos da Portuguese Soul, como usa um lettering no título exatamente igual ao nosso (o destaque no título vai para a palavra SOUL), as imagens, os artigos, os destaques, tudo é similar à nossa revista”.



“A Portuguese Soul é o esforço combinado de vários dos mais prestigiados profissionais da moda em Portugal e uma montra de muitas talentos”, pelo que atendendo a que se trata de uma marca registada a nível nacional e comunitário, a APICCAPS entendeu que deveria “iniciar os procedimentos legais necessários, em defesa dos interesses da indústria nacional”.

De acordo com Mara Moreira ”estes processos são sempre complexos”. Ainda assim, para a responsável do Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial (GAPI) do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal “a APICCAPS tem a marca Portuguese Soul registada há já 12 anos, pelo que é legitimo que defenda os seus direitos e, dessa forma possa igualmente contribuir para sensibilizar todo o setor para a importância da propriedade industrial e para a necessidade de, a cada momento, as empresas protegerem as suas marcas, os seus produtos e, desse forma, vincarem no plano internacional o caráter inovador do setor”.





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